2020/09/18

Como esconder / repor apps sugeridas no iOS 14


Com a chegada do iOS 14 chega também um forte incentivo para remodelar a forma como se interage com o homescreen, com o widget das sugestões de apps da Siri a ser fortemente recomendado para esse efeito.

São muitas as novidades do iOS 14, que passam por coisas como permitir alterar a app de email e browser do sistema, esconder as apps instaladas para que não apareçam no homescreen, ou até esconder páginas completas das apps no homescreen. O objectivo é acabar com o fenómeno da acumulação de apps que ia aumentando ecrãs e mais ecrãs aos iPhones, tornando cada vez menos prático aceder às mesmas.

Com o widget de sugestões da Siri, o aspecto visual do homescreen do iPhone permanece o mesmo (na imagem inicial, as duas últimas linhas de apps são o widget) mas com uma pequena grande diferença: as apps que lá aparecem vão variando consoante a utilização que fazem. Isto faz com que, passado algum tempo de aprendizagem, seja muito provável que não tenham que sair do ecrã principal, pois as apps que utilizam ao longo do dia irão aparecer naquela secção.

Dito isto, embora as sugestões do widget sejam quase sempre mais acertadas que as que aparecem nas sugestões "antigas" ao puxar o homescreen para baixo, por vezes há necessidade de fazer alguns ajustes. Por exemplo, o widget não é (ainda) inteligente ao ponto de não sugerir apps que possam estar permanentemente visíveis logo ali ao lado - e nesse caso, a solução passa por fazer um toque prolongado na app dentro do widget, e dizer para essa app não ser recomendada.

Mas... e se por qualquer motivo, no futuro, quiserem que a app volte a ser sugerida pela Siri no widget? É simples.


Dando um salto aos Settings > Siri & Search, temos acesso a todas as opções relativas a este processo. De forma individual para cada app, podemos dizer se queremos que essa app seja sugerida, entre muitas outras opções, como se queremos que apareça nas pesquisas, nas sugestões de acções, se queremos que aprenda os padrões de utilização, etc.

Se tivermos removido uma app do widget, bastará vir a esta secção, procurar a app, e reactivar a opção "Suggest App" para voltar a sugerir a app.

A única coisa que fica a faltar é que não há forma fácil de descobrir quais das apps é que poderão estar com a opção de sugestão desligada. Pelo que se removeram uma app e já não se recordam de qual foi... boa sorte a tentarem encontrá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)