Ficam disponíveis a partir de hoje (16 de Setembro) as mais recentes versões dos sistemas da Apple: o iOS 14, iPadOS 14, tvOS 14 e watchOS 7.
Não tivemos direito a novos iPhones no evento de 15 de Setembro da Apple, que se dedicou aos Apple Watches e iPads, mas isso não impediu a Apple de seguir a rotina habitual que seguiria caso os novos iPhones não estivessem atrasados. Como tal, ficam disponíveis desde já as actualizações de sistema para iPhones (iOS 14), iPads (iPadOS 14), Apple TV (tvOS 14) e Apple Watch (watchOS 7).
O iOS 14 tem estado disponível em versão beta há vários meses para todos os interessados, e como tal já são conhecidas todas as suas novidades e curiosidades.
Esta versão do iOS poderá ser a oportunidade pela qual muitos aguardavam para remodelar a posição das apps no home screen, já que agora passamos a contar com um ecrã com selecção inteligente de apps na posição mais à direita (e passa a ser possível ter apps instaladas sem que o seu icon apareça obrigatoriamente no home screen); e também porque passamos a poder usar um prático widget no homescreen que nos apresenta as apps sugeridas, que vão aprendendo com a nossa utilização. No meu caso, as sugestões têm sido bastante acertadas, e com isso remodelei por completo o home screen que mantinha praticamente inalterado desde o meu primeiro iPhone, já lá vai mais de uma década (e em vez de 7 ecrãs de icons, passei a ter apenas 3 (e que poderiam ser condensados em dois).
Outra das grandes diferenças será nas chamadas, já que o iOS 14 diz adeus ao intrusivo ecrã completo que interrompia o que se estivesse a fazer quando se recebia um telefonema. Agora isso é sinalizado numa pequena janela flutuante, estilo notificação. É uma pequena alteração que transforma por completo a utilização no dia a dia, especialmente para todos aqueles que, como eu, tinham sempre a sorte de receber um telefonema na pior altura possível para ficarem ser ver o que estava no ecrã.
A actualização para o iOS 14 está disponível para os seguintes iPhones:
- iPhone 11, iPhone 11 Pro, iPhone 11 Pro Max
- iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR
- iPhone 8, iPhone 8 Plus
- iPhone 7, iPhone 7 Plus
- iPhone 6s, iPhone 6s Plus
- iPhone SE (1st generation), iPhone SE (2nd generation)
- iPod touch (7th generation)
O iPadOS 14, que vem com coisas como reconhecimento de escrita, está disponível para:
- iPad Pro 12.9-inch (4th gen) / (3rd gen) / (2nd gen) / (1st gen)
- iPad Pro 11-inch (2nd gen) / (1st gen)
- iPad Pro 10.5-inch, iPad Pro 9.7-inch
- iPad (8th gen) / (7th gen) / (6th gen) / (5th gen)
- iPad mini (5th generation), iPad mini 4
- iPad Air (4th gen) / (3rd gen)
- iPad Air 2
A esta hora ainda não está para o público!
ResponderEliminarA mim ficou disponível já perto das 21:30
EliminarJá o tenho desde ontem, pouco depois da apresentação, sou Beta.
ResponderEliminarEh pá, estive a ver a lista de novidades e é extensa ... e não é exaustiva.
ResponderEliminarNão é referida a possibilidade de ter como pré-definido outro browser que não o Safari (toca-se no link e abre o browser de terceiros) que já se sabia ... desde que o motor de renderização seja o WebKit e cumpra outros requisitos.
Mas também aceita a pré-definição de apps de mail de terceiros. Estive a ver e há recomendações para o Outlook como melhor app de mail para Android e iOS.