2020/09/25

Notícias do dia

NOS lança tarifário IoT para localizadores, smartwatches e outros equipamentos; código fonte do Windows XP e Server 2003 exposto na net; Amazon lança Echo esférico, câmara Ring voadora e mais; RecordCast grava o ecrã do computador a partir do browser, sem downloads nem instalações; e Coalition for App Fairness reúne empresas contra taxa Apple na App Store.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma base de carregamento 4x USB para manteres smartphones e tablets organizados enquanto carregam. Este sábado temos também o nosso meeting mensal, em edição limitada a um máximo de 10 pessoas por conta do Covid-19.

Apple já permite trocar apenas a bracelete do Apple Watch



Depois de ter surpreendido e angustiado os clientes que compraram o Apple Watch com uma bracelete Solo Band com tamanho errado, ao dizer-lhes que para trocarem a bracelete seria necessário devolverem também o Apple Watch, a Apple rectifica a situação e passa a permitir que os clientes devolvam apenas a bracelete, e nalguns casos até está a incluir uma bracelete Sport standard como oferta.

Por enquanto o processo está a ser feito nos EUA e tem que ser iniciado por via telefónica, mas é de imaginar que a Apple expanda o procedimento ao resto do mundo. Falta saber se a oferta da bracelete adicional será algo feito de forma global, ou apenas para alguns casos pontuais.


Gmail e outros serviços Google estiveram inacessíveis



Os serviços na cloud são muito bons... desde que funcionem. Ninguém está imune a falhas, e desta vez foi a própria Google a lançar o pânico entre os utilizadores, pois estiveram com problemas nalguns dos seus serviços mais importantes, como o Gmail, Google Calendar, Meet, e outros menos críticos como o Google Chat e o Google Group.

A Google reagiu rapidamente e resolveu a situação em cerca de uma hora (nesta altura ainda não deu detalhes sobre o que se terá passado), mas isso não deixa de nos fazer pensar: já imaginariam o que seria passar um dia inteiro sem acesso ao Gmail, motor de pesquisa da Google, YouTube, e demais serviços? Acho que seria quase equivalente a se ter um feriado mundial...


Clássicos da Konami chegam ao GOG



A loja de jogos digital GOG.com, conhecida por disponibilizar jogos sem DRM, passa a contar com mais uma séries de jogos clássicos Metal Gear e da Konami adaptados para correr nos computadores mais modernos. O primeiro título da série é o clássico Metal Gear de 1987, considerado um dos primeiros jogos furtivos da história; e chega acompanhado pelo Metal Gear Solid de 1988 e Metal Gear Solid 2: Substance, uma versão expandida do Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty.

Quem não apreciar o Metal Gear, poderá explorar os restantes clássicos: Castlevania, Castlevania II: Simon's Quest, Castlevania III: Dracula's Curse, Contra, e Super C. A GOG faz parte do grupo CD PROJEKT, que também engloba o estúdio CD PROJEKT RED que está a desenolver um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, o CYBERPUNK 2077.


iOS 14.0.1 corrige apps default após reboot



Com o iOS 14 chegou a opção para os utilizadores poderem escolher que browser e app de email querem usar como app de sistema, em vez de serem forçados a usar o Safari e Mail app, mas havia um bug que limpava essa configuração a cada reboot dos iPhones ou iPads voltando a seleccionar as apps da Apple.

É algo que agora fica corrigido com a chegada do iOS 14.0.1, que resolve essa situação e mais alguns bugs que podiam impedir a ligação a algumas redes WiFi, ou apresentar os previews da câmara nos iPhone 7.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)