2020/09/18

O que é o ponto laranja / verde no ecrã do iPhone?


Há uma alteração no iOS 14 que pode provocar alguma curiosidade nos utilizadores: o novo indicador de uso de câmara e microfone, que aparece como um ponto verde ou laranja no topo do ecrã.

O iOS 14 vem com muito mais alertas para potenciais abusos de privacidade, como o indicador de quando as apps estão a aceder à área de transferência; e nesse grupo incluem-se também os novos indicadores de acesso ao microfone e à câmara. Esse acesso é agora indicado através de um pequeno ponto a simular um LED no topo do ecrã à direita do notch.

Quando uma app estiver a aceder ao microfone veremos surgir um ponto laranja, no caso da app aceder à câmara (e que também inclui o microfone) o ponto iluminar-se-á a verde.


Mas estes indicadores são apenas metade do sistema, pois se eles aparecerem devido a uma app em background, o que interessa saber é qual a app responsável; mas a Apple não se esqueceu desse aspecto. Ao se aceder ao Control Center, poderemos ver a indicação de qual foi a app que recentemente acedeu à câmara ou microfone, assim permitindo identificar qualquer app que o esteja a fazer de forma abusiva.

Com estes indicadores, será mais fácil detectar situações como as das apps que insistentemente espiam o clipboard; ou até bugs que façam apps manterem o acesso à câmara mesmo quando não seria supostos, como aconteceu com o Instagram em Julho.

1 comentário: