2020/09/12

Realidade Aumentada será a porta de entrada para o "mirror world"


Com a chegada dos óculos de realidade aumentada, estamos prestes a transformar por completo a forma como vemos e como interagimos com o mundo, que passará a contar com uma camada virtual: o mirror world.

Noutros tempos, parecia ficção científica podermos ver qualquer ponto do planeta a partir do espaço, e aproximarmos-nos até conseguirmos distinguir automóveis nas estradas. Actualmente, isso não só é possível, como podemos até ter estar nas estradas, de forma virtual, e circular por praticamente qualquer rua do mundo como se se estivesse lá, por conta de serviços como o Google Maps, Google Earth e Street View. Mas isto é apenas um primeiro passo...

O Mirror World será todo um mundo virtual que se sobrepõe ao mundo real, e que se adequa perfeitamente à utilização de óculos de realidade aumentada. Com ele, numa primeira fase poderemos ver coisas como informação sobre lojas afixadas digitalmente sobre os seus espaços físicos; mas no futuro poderemos contar com representações de assistentes digitais como a Siri, Alexa e Google Assistant; ou ver os avatars de outras pessoas enquanto viajam virtualmente pelo mundo.

Algo que se torna possível pelo facto de que, ao se utilizarem estes óculos de realidade aumentada, todo e cada utilizador estará também a contribuir para captar informação sobre o estado actual do mundo real; informação que será complementada com a que é recolhida por outras câmaras nas estradas, câmaras dos automóveis autónomos, e toda a série de dados que vão sendo acumulados por conta de tudo o mais que fazemos. Todo um mundo de possibilidades, tanto para potenciar novas oportunidades para o avanço da nossa sociedade... como para abusos em escalas que farão o caso Cambridge Analytica do Facebook parecer uma brincadeira de crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)