2020/09/08

Samsung encerra armazenamento na cloud


A Samsung junta-se à lista de empresas que nos relembra que a confiança nos serviços na cloud deve ser moderada, iniciando o processo de encerramento da sua Samsung Cloud já no próximo mês, e que irá culminar na eliminação dos dados de todos os utilizadores em Junho de 2021.

A cloud é muitas vezes apontada como uma alternativa imune aos riscos do armazenamento local (como avarias), mas por outro lado deixa os seus utilizadores - subscritores que pagam pelo serviço, em muitos dos casos - também à mercê das mudanças de direcção dessas empresas. No caso da Samsung, a empresa decidiu acabar com o seu serviço cloud, direccionando agora os utilizadores para que se mudem para o OneDrive da Microsoft.

O processo de transição começa já no próximo mês para os clientes em Portugal. A partir de 5 de Outubro deixará de ser possível utilizar o Gallery Sync, Drive, e Premium storage, ficando disponível a opção de migração para o OneDrive ou fazer o download manual dos dados. A 1 de Abril de 2021 termina o período de migração, mas continuará a ser possível fazer o download dos dados. E por fim, a 30 de Junho de 2021, o serviço encerra definitivamente, eliminando todos os dados.

Não está em causa se o OneDrive não será melhor opção que a Samsung Cloud e se os actuais clientes não ficarão até melhor servidos. O que está em causa é, mais uma vez, à semelhança do que já aconteceu com outros serviços no passado (a Amazon acabou com o espaço ilimitado, por exemplo, e mais recentemente fechou a porta aos NAS) é a mudança unilateral das condições, que nos relembra que um serviço na cloud é apenas um risco adiado, tal como uma avaria num disco local. É algo que inevitavelmente irá correr mal, apenas sem se saber se isso irá acontecer amanhã, no próximo ano, ou daqui por cinco anos.


... Talvez seja necessário que, à semelhança das nuvens reais, se comece a ter um serviço de previsão meteorológica para as clouds digitais. Se assim for, as nuvens vão começar a desaparecer já a partir do próximo mês lá para os lados da Samsung.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)