2020/09/09

Google lança Android 11


Entramos oficialmente na era do Android 11, com o lançamento da versão pública final para os Pixel e acompanhado por versões beta de vários fabricantes, incluindo a OnePlus, Xiaomi, Oppo e Realme, para alguns dos seus smartphones.

O Android 11 tem estado disponível em versão beta há vários meses, pelo que este lançamento apenas oficializa aquilo que foi sendo revelado. A Google coloca em destaque seis áreas para esta nova versão do Android: conversações, com as conversas de múltiplas apps a serem agrupadas num único local, permitindo aos utilizadores focarem-se nas conversas e não no serviço; captura de conteúdos, incluindo gravação de ecrã nativo do sistema; ferramentas de previsão, que incluem as respostas inteligentes, sugestão de apps a utilizar com base nos nossos padrões, e pastas inteligentes; acessibilidade melhorada, incluindo melhor controlo dos equipamentos usando apenas voz; controlo facilitado de smart devices; e maior segurança e privacidade, incluindo dar acesso a certas funcionalidades apenas uma vez, e remoção dessas permissões em apps que não se utilizam há muito tempo.







Para (tentar) escapar às críticas de que o lançamento das novas versões de Android é apenas uma mera formalidade, chegando aos Pixel mas só chegando a outros fabricantes passados muitos meses, este lançamento é acompanhado pela disponibilização do Android 11 (em beta) para alguns smartphones de diversos fabricantes:
  • OnePlus 8, OnePlus 8 Pro
  • Oppo Find X2, X2 Pro, Reno 3, Reno 3 Pro
  • Realme X50 Pro
  • Xiaomi Mi 10, Mi 10 Pro



É um bom gesto, mas não deixa de ser representar uma percentagem praticamente nula de todo o universo Android; sendo o mais importante esperar para ver quanto tempo irá demorar para que este Android 11 ganhe um nível de representatividade relevante. Algo que a Google tem preferido manter longe do olhar do público desde que removeu as estatísticas do Android - obrigando-nos a recorrer a formas alternativas de obter essas estatísticas.


P.S. - Com a situação da Huawei, vai ser interessante ver como se processam as actualizações prometidas para o Android 11 nos smartphones lançados na era pré-bloqueio. Irão receber o Android 11, ou será que fica a promessa sem efeito?

P.S.2 - Também já temos Android 11 Go.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)