2020/09/07

TeamGroup lança SSD de 2.5" com 15TB


Precisam da maior capacidade possível num disco SATA de 2.5" e não se importam de pagar o que for preciso? A TeamGroup tem um novo modelo que poderá dar resposta a isso: um SSD SATA de 15.36TB, pela módica quantia de $3990 dólares.

Não será preciso dizer que este é um produto para um nicho bastante específico. Por um lado, há quem procure SSDs por questões de desempenho, e nesse sentido será atraído pelos SSDs NVMe PCIe 4.0 que prometem velocidades superiores a 7GB/s. Por outro, há quem olhe para os SSDs por superaram as capacidades que estão disponíveis nos discos mecânicos de formato idêntico, e é para estes últimos que a TeamGroup criou este SSD.


O TeamGroup QX 15.3TB é um SSD SATA com formato de 2.5", com velocidades de 560MB/s de leitura e 480MB/s em escrita, e garantia para escrita de 2560 TB (cerca de 0.15 DWPD assumindo uma garantia de três anos).

O maior entrave será o preço, já que mesmo com um desempenho limitado pelo interface SATA, este SSD chega com um preço de 3990 dólares. Um valor de 260 dólares por terabyte que se torna excessivo face a muitas outras ofertas no mercado... mas de capacidade muito mais reduzida. Este é um dos casos onde não se tem "desconto" por se comprar um disco maior: pelo contrário, temos uma pesada penalização no preço.

Por outro lado... não haverá muitas alternativas para quem quiser colocar 15TB num portátil no espaço de um disco SATA de 2.5".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)