2020/09/27

Tesla Model Y ganha opção para aceleração mais rápida


Os fãs dos Model Y que quiserem aproximar-se das prestações do modelo Performance mas sem pagarem os 10 mil dólares adicionais, poderão optar pela opção Acceleration Boost de 2 mil dólares para acelerações mais poderosas.

Tal como acontece com o Model 3, também o Model Y Dual Motor "normal" tem capacidades de aceleração bastante mais poderosas do que as que disponibiliza aos condutores. Capacidades que podiam ser desbloqueadas por alguns alguns hackers, e que a Tesla eventualmente passou a disponibilizar de forma oficial através de uma opção paga.


No caso do Model Y, o Acceleration Boost custa 2 mil dólares, e reduz o tempo da aceleração dos 0 aos 100 km/h dos 4.8s para os 4.3s. Um valor que ainda fica distante dos 3.5s anunciados para o Model Y Performance, mas que a Tesla considera que será adequada por custar apenas 2 mil dólares em vez de 10 mil dólares (no entanto, incluindo rodas diferentes, suspensão rebaixada, e travões com melhor desempenho).

Infelizmente, no sector automóvel já é costume este tipo de práticas; sendo que também nos carros a combustão não faltam condutores que recorrem a reprogramações dos sistemas de controlo de motor para terem maior potência / binário.


Em Portugal esta opção poderá ser menos atractiva, já que o Model Y LR AWD custa 65 mil euros, e a versão Performance custa 71 mil euros. No entanto, continuamos ainda sem datas concretas para o Model Y no nosso país, continuando a ser indicado apenas que se espera que a produção na Europa arranque no início de 2021. (E continuo a não perceber como é que um carro de 65 mil euros não traz chapeleira para esconder o que se colocar na mala!)

2 comentários:

  1. (E continuo a não perceber como é que um carro de 65 mil euros não traz chapeleira para esconder o que se colocar na mala!)

    Vidro escuros atrás e muito espaço (litros) no duplo fundo.

    ResponderEliminar
  2. Minuto 4:10s

    https://www.youtube.com/watch?v=eYMVfWofmic

    ResponderEliminar