2020/09/05

Wiki Loves Monuments 2020 desafia-te a fotografar monumentos


A Wikimedia Portugal volta a organizar este mês, juntamente com organizações de todo o mundo, o maior concurso mundial de fotografia. O objectivo é angariar fotografias do património edificado em todo mundo, sob licença livre, de modo a que fiquem acessíveis para todos, incluindo a ilustração dos artigos enciclopédicos na Wikipédia.

O concurso teve a sua primeira edição em 2010 apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de 12 mil fotografias de 8 mil monumentos. Em 2011, o concurso a nível europeu contou com a participação de Portugal pela primeira vez, com mais de 16 mil fotos de monumentos portugueses a concurso. Desde então, o projeto ajudou a recolher informação sobre 1,5 milhões de monumentos, em 76 competições nacionais, com mais de 1,7 milhões de imagens carregadas por cerca de 60 mil participantes, somando-se a todo o conhecimento humano já recolhido na Wikipédia.

Este ano a ação estende-se por mais de 40 países aderentes de todo o mundo, e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são selecionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase selecionam-se os vencedores entre os melhores de cada país.



A edição de 2020 em Portugal conta com uma novidade: a inclusão de Monumentos Vivos, ou Árvores de Interesse Público como integrantes das listas de objectos a serem fotografados. Árvores classificadas na Região Autónoma dos Açores estavam já incluídas a concurso, mas este ano foram expandidos os critérios para incluir também estes itens em Portugal Continental. Esta inclusão permite que os fotógrafos participantes diversifiquem os objectos retratados, e despertar a curiosidade dos cidadãos para a história viva contada por estas árvores.

As fotos devem ser da autoria dos concorrentes e poderão ser submetidas entre 1 a 30 de Setembro de 2020 no link disponível no site. Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, havendo prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 600, 400 e 200 euros, ficando ainda habilitado a um prémio caso submeta o maior número de imagens de monumentos diferentes ainda sem fotografia no Wikimedia Commons.

Para mais informações em como participar, júri e prémios, consulte o site: www.wikilovesmonuments.org.pt

[via Wikimedia PT]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)