2020/10/13

Análise ao Adaptador multi-porta Sitecom

Multiplicar uma única porta USB-C em várias de diferentes formatos é algo que nem sempre é feito de forma tão compacta quanto se desejaria, mas este adaptador multi-porta da Sitecom poderá dar uma ajuda.

As portas USB-C são já uma presença constante nos ultrabooks, com as diferentes marcas a apostarem em equipamentos ultra finos e leves, que na grande maioria das vezes chegam com um número muito limitado de portas.

Para colmatar esta situação, algumas marcas disponibilizam um hub na aquisição do portátil, mas nem sempre tal acontece, havendo por isso que recorrer a alternativas. Olhando para o mercado, o que não faltam são opções, para quase todos os gostos. A solução que hoje apresentamos é disso exemplo, destacando-se pela sua portabilidade e reduzida dimensão.

O adaptador multi-porta mobile da Sitecom



Este pequeno hub USB-C tem a particularidade de ter sido pensado não só para ser utilizado com os portáteis, mas também com smartphones e tablets, adicionando um interessante conjunto de portas, que maximizam a experiência de utilização dos equipamentos.

Portas disponíveis:
  • 1 x HDMI com resolução até 3840x2160@30Hz
  • 1 x USB 3.1 Type-A (5Gbps dados e 4.5W para alimentação)
  • Entrada para jack de 3.5mm para headphones ou microfones
  • 1 x USB-C Power Delivery 100W (20V / 5A) e dados - USB 2.0 (480Mbps)
Apresenta ainda uma ficha USB-C 3.1 para ligação ao smartphone/tablet/portátil


O corpo em alumínio é verdadeiramente fino, com apenas ~8mm, num formato rectangular com 62mm de largura e ~31mm de comprimento.


Numa das laterais, a ficha USB-C para ligação do equipamento hospedeiro.


Na lateral oposta as portas para som, dados e imagem.


Para mais fácil instalação e remoção, o corpo apresenta concavidades nas laterais, que permitem agarrar no pequeno dispositivo com maior segurança.


Em utilização


Huawei Mate 20 Pro ligado via HDMI ao monitor AOC U32U1

A versatilidade é um dos destaques deste adaptador multi-porta, podendo ser utilizado em smartphones, tablets e, naturalmente, em portáteis, sobretudo ultrabooks, onde as portas disponíveis são cada vez mais escassas.

As especificações acima apresentadas indicam desde logo que este não é um produto virado para o desempenho puro, ficando-se por especificações medianas. 5Gbps de transferência de dados e uma resolução até 3840x2160@30Hz cumprem os serviços mínimos, sendo suficiente para a grande maioria dos utilizadores.


A porta USB-C acaba por ser agridoce, com 100W de potência de carregamento, mas apenas USB 2.0 a 480Mbps. Para transferência de dados mais rápida, haverá que tirar partido da porta USB 3.1 tipo A, capaz, segundo a marca, de disponibilizar velocidades até 5Gbps.Um teste rápido com o CrystalDiskMark revelou no entanto um desempenho bem superior, com a porta USB 3.0 tipo A estar muito próximo dos 10Gbps, muito acima do 5Gbps anunciados.



Como extra, a possibilidade de utilizar o modo DeX da Samsung, ou EMUI Desktop da Huawei, transformando o smartphone numa versátil máquina de trabalho, à qual ainda poderão ligar outros equipamentos, como um rato ou teclado.


Apreciação final



Apesar de não apresentar especificações de topo como 4K a 60Hz ou transferência de dados a 10 ou 40Gbps, este pequeno adaptador multi-porta acaba por ser um produto muito interessante, porque cumpre os requisitos da grande maioria dos utilizadores, acrescentando ainda ao conjunto, uma portabilidade que dificilmente tem igual no mercado.

O seu ponto menos positivo é o preço, com os cerca de 60€ a pesarem na avaliação final, com este adaptador multi-porta a receber um ilustre "Quente". Será sempre um produto a ter em conta por quem aposte fortemente na portabilidade; quando este não for o critério mais importante, há outras opções com mais portas e até mesmo por um preço inferior.

Adaptador multi-porta Sitecom
Quente



Prós
  • Compacto
  • Qualidade de construção
  • Desempenho USB tipo A acima do esperado


Contras
  • HDMI apenas 30Hz
  • Porta USB-C limitada a USB 2.0
  • Preço


Adaptador multi-porta Sitecom

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)