2020/10/09

Gmail Go disponível para todos os Androids

Quem não apreciar o tamanho crescente da app Gmail, poderá agora recorrer ao mais compacto Android Go no seu smartphone Android.

Actualização: Afinal parece que tudo não passou de um erro da Google, e o Gmail Go voltou a ficar limitado ao Android Go.

Não se percebe muito bem porque é que a Google continua a limitar a disponibilidade de algumas das suas apps "Go" mais poupadas, restringindo a sua instalação apenas a equipamentos com Android Go; mas pelo menos no caso do Gmail Go isso fica resolvido.

O Gmail Go passa a estar disponível para todos os Android, independentemente de serem um smartphone de entrada de gama com capacidades mais reduzidas, e onde mais sentido fará usar uma app que exija menos recursos, como um modelo topo de gama em que o utilizador também prefira apostar na eficiência.
Ao contrário da app oficial do Gmail, que ocupa cerca de 250MB, a app Gmail Go fica-se pelo 9.9MB. E como se a diferença substancial de tamanho não fosse desde já um factor bastante apelativo, temos também a vantagem adicional de não nos estar a ser impingido o Google Meet integrado no Gmail - algo que por si só poderá ser suficiente para convencer alguns utilizadores.

Resta agora esperar que a Google aplique a mesma lógica às demais apps "Go", incluindo a app Camera Go, que recentemente ganhou o modo Night Mode e HDR.

Actualização: Afinal parece que tudo não passou de um erro da Google, e o Gmail Go voltou a ficar limitado ao Android Go.

7 comentários:

  1. Aqui no P20 Pro ainda aparece indisponivel

    ResponderEliminar
  2. Também ainda não dá para o OnePlus 5.

    ResponderEliminar
  3. É normal a coisa demorar dias (ou até semanas) a propagar para todos.

    ResponderEliminar
  4. Para OnePlus 7t não há para já compatibilidade. Aguardamos...

    ResponderEliminar
  5. Eu instalei via apkmirror...

    ResponderEliminar
  6. ...só é pena é que não deixe desinstalar o Gmail "normal"!!! Ficar com duas Apps, só para ter uma mais "leve" mas ter duas a consumir recursos, não traz grande ventagem!!

    ResponderEliminar
  7. No meu Huawei com Android 7, não aparece na loja.
    De qualquer forma não vejo qual é a utilidade porque não dá para desinstalar o Gmail normal. Em alguns modelos dá para desactivar mas acaba por ficar lá na mesma a ocupar espaço

    ResponderEliminar

[pub]