2020/10/01

Google apresenta Pixel 5 e 4a 5G, Chromecast e Nest Audio


A Google revelou as suas novidades, já antecipadas por inúmeros leaks, que incluem o Pixel 5, Pixel 4a 5G, novo Chromecast com Google TV e controlo remoto, e nova coluna Nest Audio.


Pixel 4a 5G e Pixel 5


Depois do Pixel 4a, eis que chegam finalmente os Pixel 5 e 4a 5G. Os modelos partilham alguns elementos, como o conjunto de câmaras de 12MP + 16MP ultrawide e câmara frontal de 8MP. No entanto, o Pixel 5 vem com ecrã OLED de 6" a 90Hz, enquanto o Pixel 4a 5G vem com um de 6.2" mas só de 60Hz. Como era sabido, desta vez a Google preferiu poupar e em vez de um chipset topo de gama optou pelo Snapdragon 765G, com 8GB de RAM no Pixel 5 e 6GB no Pixel 4a 5G.

Nas baterias, temos 4080mAh no Pixel 5, com carregamento wireless, e 3886mAh no Pixel 4a 5G, sem wireless. E embora a Google anuncie o Pixel 5 como tendo traseira em metal, na verdade tem uma secção em plástico para permitir o carregamento wireless.

Mesmo com a poupança no chipset (e também a ausência do radar Soli), estes modelos ficam muito mal posicionados em termos de preço. O Pixel 5 vai custar 630 euros; o Pixel 4a 5G começa nos 500 euros. Patamares em que já é possível encontramos modelos com Snapdragon 865, ecrãs de 120Hz, e impressões digitais no ecrã (estes Pixel recorrem ao sensor tradicional na traseira).




Chromecast com Google TV


Para os fãs dos filmes, temos um novo Chromecast, que pela primeira vez vem acompanhado por um controlo remoto, e que suporta conteúdos 4K HDR e Dolby Vision. Vai custar $49 e vem acompanhado pelo Google TV - um interface alterado que corre em cima do Android TV, que continuará a estar disponível, e também passa a ser o nome da antiga app Play Movies & TV.

No entanto, ao contrário da simplicidade de instalação dos modelos anteriores, neste novo modelo será preciso recorrer a uma fonte de alimentação dedicada, pois o consumo parece ser demasiado para ser fornecido unicamente por uma porta USB do televisor.




Nest Audio


Como sucessor do Google Home, temos o Nest Audio, um smart speaker com aspecto mais discreto e que promete volume 75% mais poderoso, com um preço de $99. O preço permite que se possa contemplar a utilização de vários para som multi-sala, ou combinar dois para som stereo propriamente dito. Tal como o Google Home original, conta com controlos touch, e um botão de mute físico para quem quiser garantir que não está a escutar as conversas.

O preço de $99 torna-o mais barato que o Google Home original, e uma vez que faz melhor efeito enquanto "coluna", não deverá ter dificuldades em encontrar clientes interessados.






Resumo das apresentações



4 comentários:

  1. Continuam sem conseguir fazer um lançamento global... Ou pelo menos tentar.

    Alguns destes gadgets nem estão disponíveis na maioria dos países europeus.

    Para além do habitual "this feature is only available for the US

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. E mais uma vez não vamos ter por cá nenhum deste produtos pela mão da Google, o que na minha opinião é de lamentar tal como acontece com a Amazon também...e que começa a irritar...

    ResponderEliminar
  4. Chromecast com Google TV na Europa custa €69.99, já está em pré-venda na loja Espanhola da Google...

    ResponderEliminar