2020/10/16

Google melhora pesquisas com A.I.

A Google revelou como está a melhorar as suas pesquisas usando inteligência artificial, para nos apresentar resultados mais relevantes, e até para descobrir músicas que se assobiem ou entoem.

No seu evento Search On a Google revelou como tem usado A.I. para melhorar os seus serviços, dando vários exemplo de como isso tem sido aplicado para benefício dos utilizadores. Uma das aplicações é uma melhor compreensão daquilo que se deseja procurar - incluindo detectar erros quando escrevemos algo mal - e apresentando resultados mais relevantes, com trechos específicos dos sites, ou até secções de vídeos.

Mas, sem dúvida que um dos exemplos mais marcantes foi o de permitir também pesquisar por músicas que não se saiba sequer a letra, bastando para isso assobiar ou cantarolar de forma despreocupada. Mesmo sendo algo que alguns serviços de identificação de música já faziam (com variados grau de sucesso), será sempre mais prático poder fazê-lo directamente a partir do Google.


Como se poderia imaginar, a parte visual não ficou esquecida, com a Google a relembrar a aposta que tem feito na apresentação de elementos em realidade aumentada, assim como na compreensão do mundo através da câmara. Funcionalidades que permitem fazer coisas como traduzir textos para onde se esteja a apontar a câmara do smartphone, ou auxilizar em cálculos matemáticos.



Podem ver o vídeo completo do evento já a seguir:

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)