2020/10/09

Internet por cabo com 1Gbps de upload pode estar para breve

As ligações por cabo à internet podem estar prestes a resolver uma das suas maiores limitações face às ligações por fibra, e passar a permitir ligações simétricas com mais de 1 Gbps de download e de upload.

Embora uma ligação por fibra até casa seja o que de melhor se pode ter no momento no que diz respeito a uma ligação à internet de alta velocidade, milhões de pessoas continuam a depender de ligações por cabo. E com o mais recente DOCSIS poderá ficar resolvido aquele que tradicionalmente é maior ponto fraco das ligaçõs por cabo: a velocidade de upload.

Há muito que as ligações por cabo permitem velocidades elevadas de download, mas a velocidade de upload é outro assunto completamente diferente. Como exemplo, basta referir que nos tarifários NOS de 1Gbps, o upload continua a ser de uns reduzidos 20Mbps. Mas poderemos assistir a mudanças para breve, com a Comcast a dizer que já conseguiu demonstrar uma ligação simétrica de 1.25Gbps de download e upload.

Fica por isso demonstrado que é possível. A grande questão é saber quando é que isso poderá ser aplicado em larga escala no terreno para os clientes com ligações por cabo. Por um lado, os operadores não estarão com muita vontade em gastar dinheiro nas alterações necessárias; por outro lado, não deixa de ser uma forma relativamente "fácil" de poderem competir com os concorrentes que oferecem ligações por fibra até casa, sem necessidade de alterarem a infraestrutura.

Infelizmente, os operadores há muito que nos demonstraram que não vão "dar" nada aos clientes a não ser que sintam que não têm outro remédio; pelo que é de imaginar que os uploads reduzidos nas ligações por cabo ainda se irão manter por muitos anos.

3 comentários:

  1. A maior parte das pessoas em Cabo NOS já tem 100 Mbps (ainda não é oficial)

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante ter mais detalhes sobre "o mais recente DOCSIS".
    No link da Wikipedia não encontrei nada de especial que sustente as "novidades" descritas neste artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espreita a versão inglesa, mais completa: https://en.wikipedia.org/wiki/DOCSIS

      De qualquer forma, isto de suportar 1Gbps de upload já tinha sido previsto no DOCSIS 3.1 de 2013. A novidade é agora suportar mais de 1Gbps em modo full duplex (download e upload simultaneo) no DOCSIS 4.0 - mas que de qualquer forma também já estava no papel desde 2017.

      Eliminar