2020/10/10

Investigadores criam sistema de gestão de energia fotovoltaica mais eficiente

Com o interesse na energia solar a aumentar, é também necessário recorrer a sistemas que saibam tirar o melhor partido dessa fonte de energia, e é precisamente o que fizeram investigadores da Universidade Técnica de Berlim.

Há cada vez mais pessoas a colocarem painéis solares fotovoltaicos no telhado das suas casas, e enquanto o objectivo é reduzir o consumo em standby que se tem, não há grandes complicações na sua utilização. As coisas só começam a complicar-se quando se tem capacidade de geração mais elevada, e se torna imprescindível fazer a melhor gestão possível da energia que está a ser gerada e consumida.

Estes investigadores criaram um sistema pensado de raiz para as especificidades da energia fotovoltaica, e que contempla diferentes módulos como os painéis solares, baterias, bombas de calor e armazenamento térmico. Com isso, o sistema consegue optimizar a utilização da energia que está a ser gerada, decidir quando deve carregar as baterias (ou usar a energia a partir delas), e até quando será a melhor altura para injectar energia produzida em excesso para a rede, para maximizar o potencial retorno financeiro.

Sistemas como estes serão obrigatórios para se ter uma rede eléctrica distribuída mais eficiente; e que no futuro se torne tão comum que nem sequer seja necessário que as pessoas se tenham que preocupar com coisas como os períodos dos tarifários bi-horários, ou quando será a altura mais adequada para aquecerem as suas casas ou ligarem determinados electrodomésticos. O "cérebro" da casa saberá fazer isso melhor que ninguém, e adaptar-se de forma instantânea às condições de cada momento.

2 comentários:

  1. Coisas destas já são comerciais: https://www.bosch.com/stories/smart-home-energy-management-system/

    ResponderEliminar
  2. O problema quanto tempo e preciso para que o um sistema destes se tornasse rentável....

    ResponderEliminar