2020/10/15

Macrium Reflect abandona task scheduler do Windows

Para resolver problemas com o agendamento dos backups, o Macrium Reflect vai abandonar o task scheduler do Windows e passar a usar o seu próprio sistema de agendamento de tarefas.

O Macrium Reflect é, desde há muito, o nosso programa de backups favorito. Parte do motivo porque gostava dele era devido ao facto de, em vez de atulhar o sistema com mais um processo apenas para controlar o agendamento, o programa recorria ao task scheduler do sistema, que está lá precisamente para isso. Infelizmente, é um detalhe que a Macrium decidiu reverter, passando a usar um processo para gerir o agendamento das tarefas.

A justificação dada para a mudança é a de que o sistema de agendamentos do Windows não lidava correctamente com a mudança de hora de Verão / Inverno, podendo fazer backups à hora errada, ou fazer backups repetidos. Algo que o novo sistema de agendamento integrado deverá fazer correctamente.

Felizmente, para quem preferir evitar ter mais um processo a fazer aquilo que o Windows já faz, continua disponível a opção para continuar a usar o Windows Scheduler. Bastará ir a "Edit Defaults -> Schedule" e escolher o sistema de agendamento que se quer usar: do Windows, ou do Macrium.

Embora tenha que me resignar, fico seriamente incomodado quando vejo dezenas de apps a manterem cada uma o seu próprio processo de verificação de updates ou de execução de tarefas agendadas, quando isso é o tipo de coisa que deveria ser mandado para o Windows Scheduler para evitar ter essas dezenas de processo a gastar recursos de forma contínua, mesmo que seja para uma coisa que só vá ser feita raramente (ou nunca). No mínimo, que aprendessem com o Macrium, e deixassem a decisão a cargo dos utilizadores.

3 comentários:

  1. Ou seja, a opção de usar o agendamento interno do Windows vem desativada por predefinição, mas existe a possibilidade de reativar, é isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei, como já tinha a app instalada, depois do update perguntou-me se queria mudar para o novo sistema, disse que nao, ficou tudo como dantes (task scheduler do windows).

      Eliminar
  2. passei a usar o Syncovery e é bru.tal.

    ResponderEliminar