2020/10/27

NASA descobre água na superfície da Lua

A NASA revelou ter conseguido confirmar a presença de água na superfície da Lua exposta ao sol.

A existência de água na Lua era já uma certeza, mas que se pensava estar confinada nos pólos, em crateras que criassem zonas de sombra permanente que protegessem o gelo da exposição solar. Mas agora fica confirmada a existência de água também no solo lunar exposto ao sol.


A descoberta foi possível usando o telescópio voador Sofia, que centrou as suas observações numa cratera visível da Terra, e abre a possibilidade de as moléculas de água se poderem encontrar por toda a superfície - algo que seguramente se tornará num ponto de interesse para as futuras missões tripuladas à Lua planeadas para 2024.

Dito isto, há que referir que a quantidade de água encontrada na Lua é equivalente a um solo 100 vezes mais seco que o do deserto do Sahara, pelo que não se deve confundir esta descoberta como sendo a de um oásis que permita aos astronautas ter água com fartura ao "espremer" o solo. :)

3 comentários:

  1. Mas que inutilidade, esta gente desperdiça a sua vida a estudar/ analisar coisas que nada acrescentam à humanidade de realmente útil... sem falar do poço sem fundo de dinheiro/ economia/ recursos que vai para estas áreas que poderia estar a ser utilizado em outras áreas muito mais úteis como limpar a poluição dos rios antes da água dos mesmos desaguar no mar/ oceano... entre "mil e uma outras coisas" igualmente tão ou mais úteis que esta que referi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosse a ida à lua (por exemplo), a tua vida estaria sem muitas das coisas que seguramente considerarás útil, incluindo coisas que vão da tecnologia médica que salva vidas, a comodidades como o GPS, câmaras que cabem num smartphone, ou sequer saber o real estado do nosso planeta através da monitorização via satélite.
      Uma coisa não invalida a outra, e mais sentido faria perguntar porque é que te queixas dos 25 mil milhões que a NASA tem de orçamento anual... e não dos 600(!) mil milhões que só os EUA gastam na área militar. Imagina só o que se poderia fazer com quase 2 mil milhões por dia destinados para essas áreas que referes (ou muito mais que isso se fossemos a contabilizar os gastos de todos os países).

      Eliminar
    2. Ganhaste um trol Carlos.

      Eliminar