2020/10/26

Novas baterias carregam a 90% em 6 minutos

Investigadores dizem ter conseguido criar novas baterias Li-ion que podem ser carregadas e descarregadas a alta velocidade sem se danificarem, antevendo carros eléctricos que possam ser carregados a 90% em apenas 6 minutos.

Devemos o nosso mundo moderno dos dispositivos móveis (dos smartphones aos automóveis eléctricos) às baterias Li-ion, mas há ainda muito pela frente para melhorar. Estas baterias não são propriamente muito amigas das cargas e descargas rápidas, que danificam a sua estrutura interna, levando à sua perda de capacidade a cada carregamento. Mas investigadores dizem ter conseguido criar uma nova estrutura de Li-ion que permitirá um desempenho bastante superior.

Segundo eles, a sua bateria é capaz de ser carregada a 90% em apenas 6 minutos e, não menos impressionante, pode descarregar 58% da sua energia em apenas 18 segundos. Capacidades que abririam novos campos de aplicação às baterias Li-ion, para além de removerem algumas das limitações que a elas são associadas. E isto mantendo uma vida útil para 2000 ciclos, idêntico ao das baterias Li-ion no mercado.

A grande questão é que, já estamos habituados a ler / ver / ouvir promessas de saltos revolucionários nas baterias serem feitas de forma regular a cada poucas semanas, mas ver realmente essas melhorias chegaram ao mercado... isso é que tem sido mais complicado.

8 comentários:

  1. À contas dos fast chargings ja lixou 20% da bateria do meu tlmv so com 1ano e meio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu iphone x nao tem fast charging e ao fim de 1 ano a bateria foi para 84%.
      Nao quer dizer nada

      Eliminar
    2. Oneplus 5, com mais de 3 anos, a 77%.Sempre carregado com o carregador fastcharge da altura que continua a carregar mais rápido do que alguns flagshitps atuais.
      Deve depender muito do tipo de uso.
      Uma das coisas que influência é a temperatura e ficar com tensão baixa durante muito tempo. O meu sempre foi protegido do sol na praia e nunca o deixo ficar "morto" sem carga.

      Eliminar
  2. Acho que o grande problema será ter as infraestruturas para permitir a carga a essa velocidade/potência... de quantos amperes estaremos a falar? (...Presently, it takes around 56 minutes to charge a Model 3 to 80 percent at a 120 kW Tesla Supercharger. Taking the Model 3's battery pack voltage into consideration with its known max charging amperage of 525 amps)... não é exequível nos grandes centros urbanos criar infraestruturas que possam debitar 525 Amperes de corrente, quanto mais o adicional para reduzir o tempo de carga dos 56minutos/80% de carga para os 6 minutos/90% de carga, penso eu de que :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pois, basta ter packs de baterias a funcionarem como "condensadores" para irem armazenando lentamente e depois poderem fornecer corrente com fartura.
      No fundo, uma rede distribuída já vai dar nisso, com cada casa a gerar energia solar, armazenar a energia, ir fazendo a gestão sobre se manda / vai buscar à rede, e os próprios carros poderão fazer parte dessa equação, tratados como baterias móveis. Nos locais estratégicos, como parques industriais, postos de carregamento, etc. é só meter estas baterias adicionais que servirão para disponibilizar energia de pico.
      "Só"... :)

      Eliminar
  3. Ainda continuo a achar que os carregamentos para serem realmente viáveis economicamente para a sociedade, têm de demorar menos de 5 minutos dos 0 aos 100% de carga (seja lá qual for o veículo). Talvez algum método de troca de bateria que é universal para todos os veículos, talvez com algum método de "injeção" de energia, talvez o carregamento contínuo sem fios integrado nas próprias estradas, ou outro método qualquer, ou um misto de vários métodos.

    As coisas estão a ir nesse sentido, do carregamento em 5 minutos, e ainda bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... tipo todos os carros terem o mesmo tipo de baterias (por modulos), e chegarem a uma bomba de electricidade e mudarem os modulos que tiverem que mudar por outros obviamente já carregados.

      Eliminar
    2. Neste momento ter um electrico é mesmo so para quem pode, e nem estou a falar do valor do carro, mas mais de ter uma casa onde o pode carregar de noite. Se de um dia pra noite a grande maioria das pessoas em PT quisessem ter um electrico, seria impossivel pq n ha locais suficientes para carregarem os seus carros...

      Eliminar