2020/10/15

OnePlus 8T vem sem bloatware do Facebook

A OnePlus ouviu os fãs, e o mais recente OnePlus 8T vem sem apps e serviços do Facebook pré-instalados.

A pré-instalação das apps do Facebook nos OnePlus era um dos pontos mais criticados por alguns utilizadores. Isto porque apesar de ser possível desinstalar as apps do Facebook, permaneciam no sistema os serviços adicionais que os parceiros do Facebook são obrigados a instalar no caso de quererem fornecer essas apps instaladas de origem, e que se multiplicam por coisas como o Facebook Application Manager, Facebook Installer, e Facebook Notification Service.

Felizmente, no mais recente OnePlus 8T, que já vem com Android 11, a OnePlus optou por fazer uma limpeza e deixou de incluir as apps do Facebook e consequentemente estes serviços.

É algo que nem sequer deveria apresentar qualquer dúvida aos fabricantes. Instalar qualquer app do Facebook é algo que todos eles podem fazer com um par de toques no ecrã, se assim quiserem; por outro lado, ter que fazer root ou usar outros métodos avançados para poder remover serviços indesejados, é algo bem diferente. Ainda por cima, estamos a falar de serviços completamente desnecessários: que sentido faz que o Facebook tenha um serviço para tratar da actualização das apps, quando o sistema já disponibiliza tal serviço? Enfim...

1 comentário:

  1. Realmente as marcas deveriam evitar introduzir aplicações desnecessárias de fábrica e quanto muito terem uma parte do processo de iniciação que permita às pessoas instalar as coisas que quer sugeridas pelo fabricante, mas que são completamente opcionais e só são instalados efectivamente se a pessoa os quiser. Enfim: dar liberdade às pessoas para escolherem.

    ResponderEliminar