2020/10/26

Oppo prepara GPS com resolução de 1 metro

A Oppo quer acabar com a incerteza do GPS, e diz ter um novo algoritmo capaz de fornecer uma precisão de 1 metro sem que seja necessário novo equipamento.

O sistema de GPS relembra-nos diariamente que vivemos num mundo de "ficção científica", e que se torna ainda mais impressionante por se ter chegado a um ponto em que as pessoas já quase nem dão valor a isso, tomando essa tecnologia como garantida. Dito isto, há ainda espaço para melhorias, e a Oppo quer fazer isso com um novo algoritmo que diz ser capaz dar uma precisão no posicionamento de apenas 1 metro.

Ora, a precisão que normalmente se tem num GPS de um smartphone é algo que pode variar dezenas de metros; muitas vezes denunciando-se quando se vai a conduzir por uma estrada e o sistema nos colocar numa estrada paralela alguns metros ao lado. Embora seja possível obter resultados com maior precisão, isso é algo normalmente reservado para equipamentos profissionais bastante mais dispendiosos. Algo que a Oppo quer torna irrelevante com o seu novo sistema que irá combinar a informação do GPS, com a das células de telecomunicações 5G, e dos sensores nos próprios smartphones, e que diz ser capaz de determinar com exactidão o local onde o utilizador se encontra.

Se realmente se vier a comprovar a sua eficácia, é de imaginar que todos os outros fabricante se apressem a fazer evolução idêntica, e com isso permitir navegação que nunca mais se engana por estradas ao lado, e até nos pode indicar se estamos na via correcta; isto para não falar nas potencialidades da navegação pedonal até à porta do ponto de destino sem nos fazer andar à procura do número da porta.

1 comentário:

  1. Isto dava me imenso jeito para marcar as coordenadas dos meus terrenos

    ResponderEliminar