2020/10/28

Snaptube faz download de vídeos e músicas do YouTube, Facebook e outras plataformas

Numa altura em que a RIAA está a perseguir ferramentas que permitem o download de vídeos e músicas no YouTube, não faltam apps que continuam a permitir fazê-lo, como o Snaptube.

É incrivelmente ridículo que, quanto mais tecnologia se tenha, mais se tente restringir o uso que se lhe pode dar. No tempo das cassetes analógicas e videogravadores podíamos gravar o que bem se entendesse, mas nesta época de ferramentas digitais se esteja perante mensagens constantes de "este conteúdo não pode ser gravado" - e isto apesar de todos pagarmos taxas de cópia por todo o espaço digital que compramos, mesmo que nunca venha a ser utilizado para qualquer tipo de gravações.

Mas obviamente que, sempre que há procura existe resposta, e continuam a existir ferramentas para fazer downloads de músicas e vídeos do YouTube e demais plataformas. Uma dessas apps é o Snaptube.

O Snaptube permite fazer downloads de músicas e vídeos do YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Vimeo, TikTok, Vevo, WhatsApp, DailyMotion, e muito mais. E o processo é incrivelmente simples, pois basta escolher a plataforma desejada, pesquisar pelo vídeo, e fazer o download do mesmo.

O único elemento mais "complicado" consiste na instalação da própria app, já que como se poderá imaginar, a Google não permite que uma app que faz download de vídeos do YouTube esteja na PlayStore, obrigando a que a instalação seja feita directamente via APK - algo que obrigará a aceitar a instalação de apps de fontes potencialmente inseguras, mas que é algo que muitos utilizadores já terão feito para ter acesso a app de fontes como o APKmirror, ou de app stores alternativas como o Aptoide.

No entanto, e como é recomendável para todo e qualquer APK que estejam a considerar instalar no vosso smartphone Android, bastará fazer uma verificação do mesmo no site Virustotal para verificar se contém alguma surpresa indesejada. E assim poderão ficar com a consciência tranquila ao ver que a app do Snaptube não contém código malicioso e é compatível com smartphones Android de todas as marcas.

O Snaptube permite escolher a qualidade dos vídeos (dependendo das qualidades que cada plataforma disponibilizar), podendo chegar aos 4K no caso de plataformas como o YouTube. Permite também fazer a conversão directa de um vídeo para música, se o objectivo for passar o vídeo directamente para um MP3, também com diferentes níveis de qualidade disponíveis; e também gravar fotos do Instagram.

No fundo, é uma das apps que vem dar aos utilizadores um pouco de controlo sobre aquilo que podem fazer com os seus próprios equipamentos, em vez de ficarem limitados ao que as empresas gostariam de impedir que fizessem. É suficientemente atroz que apps como o YouTube nem sequer permitam ouvir um vídeo em background se não se estiver com o ecrã ligado a passar o vídeo, a não ser que se pague por isso. E pena é que tais restrições cheguem a tal ponto em que seja necessário recorrer a apps que nem sequer podem estar na Play Store para se poder recuperar um pouco da liberdade de dar uso aos conteúdos da forma que o utilizador deseja.


Actualização: Alternativa directamente no browser sem necessidade de instalar app.

4 comentários:

  1. Boa app, muito facíl de utilizar.

    ResponderEliminar
  2. Porreiro... mas aí ler os requisitos da app, UI, só não pedem código multibanco.

    ResponderEliminar
  3. Sempre prefiro usar no pc o jdownloader... o verdadeiro canivete suiço...

    ResponderEliminar