2020/10/24

Sonda OSIRIS-REx superou "demasiado" as expectativas

A sonda OSIRIS-REx não só recolheu amostras de um asteróide com sucesso, como poderá ter recolhido coisas a mais que agora causam problemas.

A OSIRIS-REx fez sucesso ao ser a primeira sonda a recolher amostras de um asteróide para as trazer de regresso à Terra, mas a arriscada manobra de recolha parece ter sido demasiado bem sucedida. Durante a inspecção visual que precedia o procedimento programado de fazer rodar a sonda com o braço esticado para tentar determinar a quantidade de matéria recolhida, as imagens revelaram que o braço robótico estava a largar material para o espaço.

O objectivo da missão era captar até 60 g de materias do asteróide, mas agora estima-se que o processo tenha conseguido apanhar cerca de 400 g, incluindo pedras de maiores dimensões que estarão a impedir o fecho do cesto das amostras. Com tal quantidade de material, a planeada manobra de rotação fica posta de lado, pois teme-se que apenas faria perder ainda mais material, e a preocupação agora é fazer com que o material recolhido fique devidamente guardado para a viagem de regresso à Terra - sendo estimado que provavelmente a manobra de recolha do braço, que deverá ser efectuada na próxima segunda-feira, possa significar perder mais 10 g de material.

Ainda assim, esta quantidade superou amplamente todas as expectivas, e significa que também fica posta de lado a temida necessidade da sonda ter que fazer nova manobra de recolha de material. Agora é só esperar que tudo corra bem, e que esta "encomenda" chegue à Terra em 2023.

3 comentários: