2020/10/02

YouTube Picture-in-Picture regressa aos iPhones


Depois de ter sido removido há algumas semanas sem explicação, volta a ser possível usar o modo Picture-in-Picture nos iPhones através do site mobile do YouTube.

Há algumas semanas o YouTube desactivou o modo Picture-in-Picture do iOS 14 para as contas gratuitas, deixando-o disponível apenas para os utilizadores do YouTube Premium. Uma opção bastante estranha que nem sequer se percebia se tinha sido feita por engano ou deliberadamente, uma vez que o YouTube não fez qualquer anúncio oficial quanto a essa alteração; mas que agora parece ter sido rectificada, com o regresso do modo Picture-in-Picture para todos os utilizadores - isto, através do site mobile nos browsers, já que na app continua a não ser possível.



É provável que o bloqueio tivesse a ver com a capacidade de, no iOS 14, o modo Picture-in-Picture permitir esconder o vídeo arrastando-se a janela flutuante para fora do ecrã, algo que o YouTube não aprecia - e que por isso mesmo não permite simplesmente "ouvir" o YouTube numa coluna inteligente (a não ser que se pague pelo YouTube Premium).


Por outro lado, a capacidade Picture-in-Picture é uma funcionalidade do sistema aplicado a todos os vídeos, e as regras da Apple também dizem que é proibido que um serviço impeça o acesso a funcionalidades do sistema.

Desta vez parece que o YouTube optou por não querer pôr à prova a tolerância da Apple quanto a essa regra, e os utilizadores agradecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)