2020/11/16

Apple M1 com GPU superior a GeForce GTX 1050 Ti

Depois dos bons resultados do CPU no M1 da Apple, também o GPU mostra o que vale com resultados acima do esperado.

Todas as atenções têm estado voltadas para o desempenho do CPU do M1, que parece confirmar aquilo que a Apple tinha prometido; mas para além do CPU também o desempenho do GPU é de importância fundamental para permitir uma experiência de utilização à altura do esperado. Com os primeiros benchmarks do M1 no GFXBench 5.0, as coisas voltam a parecer favoráveis à Apple.

O GPU no M1 da Apple consegue superar GPUs como o da GeForce GTX 1050 Ti e Radeon RX 560, que mesmo sendo GPUs com vários anos, mantêm um nível de desempenho que se pode considerar mais que aceitável quando se tem em conta que estamos a falar de um GPU integrado, num chip com consumo máximo total de 10W está a ter resultados que superam placas dedicadas que só por si podem consumir 75W.

A Apple há muito que tem estado a investir no desenvolvimento dos seus próprios GPUs, e com o M1 demonstra que está apta a enfrentar o domínio da Nvidia e AMD neste sector. Se com o M1 de 10W consegue estes resultados, facilmente se pode extrapolar o que poderá conseguir se multiplicar esse desempenho para um chip de 100W ou 200W para um Mac Pro, por exemplo.

5 comentários:

  1. Eh pá, isto está a ficar sério. As GeForce e Radeon também estão ameaçadas.

    ResponderEliminar
  2. Neste momento acho que a AMD, a Intel e a Nvidia podema arrumar as tralhas que o M1 é melhor do que eles todos, em breve vão abrir falência porque o M1 é do outro mundo. O próximo supercomputador será feito com M1 e vai ser muito mais rápido do que o atual número um.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não descontextualizar. O M1 está a dar cartas, para um chip de 10W(!), igualando ou superando GPUs discretos que gastam 75W. Não vai competir com uma GTX 3090... mas, basta uma progressão linear para ver que é uma ameaça (sem contar com outros avanços).

      Eliminar
    2. Aqui a questão é q nunca na vida por ex veremos uma placa grafica dedicada feita pela Apple para PCs sem ser Apple, isso pra muitos gamers é um no go, especialmente pq muitos gostam de "moddar" o seu sistema...

      Eliminar
    3. Se virmos pela perspectiva de ficar com gráficos equivalentes a uma PS5 ou XBox Series X numa futura Apple TV, a coisa começa a mudar de figura, podendo tornar-se numa concorrente às consolas actuais.

      Eliminar