2020/11/25

Apple M1 derrota A12Z do iPad Pro 4

Depois dos comparativos com os CPUs Intel, o MacBook Air com chip M1 enfrenta o campeão do desempenho da gama iOS, o A12Z usado no iPad Pro 4.

Os Macs M1 têm dado bastante que falar, marcando a transição para uma era em que a Apple dispensa o uso de CPUs da Intel na gama Mac, e em que o macOS e iOS começarão a fundir-se - sendo desde já possível correr apps iOS directas nestes novos MacBooks e Mac Mini. É por isso interessante ver que tal este chip se comporta face aos usados nos iPhones e iPads, com quem partilha a génese.

Embora os mais recentes iPhone 12 venham com o chip A14, o mais poderoso chip usado na família iPhone / iPad é o A12Z, baseado num chip já com um par de anos, mas modificado para ter melhor desempenho (e ainda agora conseguindo obter melhores resultados que o A14). Mas, quando comparado com o M1... aí já não há nada a fazer.

O M1 é significativamente mais rápido que o A12Z, a todos os níveis, com o CPU a atingir um valor de 282 mil pontos vs 187 mil pontos; e o GPU a dar um salto dos 374 mil para quase 539 mil. A memória também não ficou esquecida, subindo dos 115 mil para quase 190 mil; e no resultado geral do AnTuTu, permitindo ao M1 superar a fasquia do 1 milhão de pontos, versus os 755 mil obtidos pelo iPad Pro 4 com o A12Z.

Veremos de que forma isto irá influenciar o desenvolvimento dos iPads, e se os veremos a serem lançados com um "M1 lite", ou se com um A14Z reforçado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)