2020/11/24

Site revela que apps correm no M1 sem problemas

Os novos MacBook com M1 têm dado muito que falar, mas não são perfeitos. O site Is Apple Silicon Ready tem compilado todos os programas que já correm, ou não correm, correctamente neste chip.

O M1 pode representar um ponto de viragem em toda a indústria, potencialmente servindo de catalisador para que todo o sector dos PC se comece a mudar dos chips Intel para os chips ARM mas, como em todas as grandes transições, é de esperar que existam algumas arestas por limar. Embora os resulados iniciais do MacBooks M1 sejam extreamamente positivos, há ainda algumas apps que podem não funcionar correctamente, ou tirar total partido das suas capacidades, correndo em modo de emulação x86.

O site Is Apple Silicon Ready tem compilado uma lista das apps que funcionam, não funcionam, que trabalham em modo emulado, ou que ainda são problemáticas, nos Apple M1.

Por exemplo, nos browsers podemos ver que - nesta altura - o Firefox funciona bem mas apenas em modo de emulação Rosetta 2, com a versão nativa para o M1 a ter ainda algumas restrições, enquanto o Vivaldi e o Brave nem sequer funcionam correctamente em modo de emulação. O Edge também funciona correctamente em modo de emulação, e ainda não tem uma versão nativa para o M1, mas o Chrome já se adiantou e já disponibiliza uma versão "M1".

Podem pesquisar apps específicas que considerem críticas, antes de se mudarem para o MacBook ou Mac Mini M1; assim como pesquisar por categorias: browsers, música, design, vídeo, fotografia, etc.

Daqui por alguns meses, suspeito que isto deixe de ser um problema, à medida que os developers forem lançado versões nativas das suas apps para o M1; mas quem quiser avançar neste momento, deverá estar diposto a enfrentar estas questões de lançamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)