2020/11/30

Canon R5 com water cooling aguenta vídeo 8K ilimitado

Quem desejar ultrapassar os limites de vídeo 8K numa Canon R5 poderá recorrer a sistemas de dissipação mais eficientes, como o water cooling.

Gravar vídeo 8K é algo que por agora leva o hardware ao limite, e isso faz com que câmaras como a Canon R5 apenas o possam fazer durante cerca de 20 minutos, depois precisando de um par de horas para arrefecer e poder gravar mais 20 minutos. Mas, se o problema é o calor gerado, nada como recorrer a um sistema de dissipação mais eficiente. E foi isso mesmo que o canal DIY Perks decidiu fazer.

A primeira opção foi aplicar um sistema de water cooling, que garantiria o maior poder de dissipação possível. Uma opção que apenas serviu para descobrir que a câmara não estava a aplicar o limite da gravação por causa da temperatura efectiva, mas sim por contagem de tempo. Só depois da actualização do firmware para uma versão em que a câmara já monitorizava a temperatura da forma adequada, se pode tirar partido de uma capacidade de gravação de vídeo 8K sem limite de tempo por aquecimento.

Mas, como se pode imaginar, andar com um sistema de watercooling pendurar na câmara não é propriamente prático, e no final descobriu-se que seria suficiente usar um pequeno dissipador com uma ventoinha diminuta, para se atingir o mesmo obectivo. Não é que seja o tipo de transformação que agradará a todos, mas para quem privilegiar a gravação de vídeo 8K sem limites de tempo, poderá ser uma opção a considerar.


1 comentário:

  1. com a "relativa facilidade" com que ele melhorou o arrefecimento so demostra falta de vontade ou desleixo da parte da canon

    ResponderEliminar