2020/11/17

Coluna da Noveto cria headphones virtuais via sound beaming

A Noveto quer trazer a "magia" do sound beaming para as nossas salas, com uma coluna capaz de criar som que só uma determinada pessoa conseguirá ouvir.

O beam forming faz parte das tecnologias de comunicação wireless mais avançadas, mas uma vez que isso acontece no espectro invisível RF, é uma maravilha que passa completamente despercebida aos utilizadores. Mas, em breve poderá passar a ser mais perceptível ou, melhor dizendo, audível.

A Noveto está a aplicar tecnologia de sound beaming às suas colunas, que permitem fazer com que em vez de o som ser projectado para todo o lado como numa coluna normal, seja emitido para um local preciso no espaço tridimensional - que neste caso em concreto corresponderá à localização dos ouvidos do ouvinte. Quer isto dizer que essa pessoa poderá estar a ouvir música ou qualquer outra coisa, sem necessidade de headphones, e sem que as outras pessoas na mesma sala, ou até mesmo ao seu lado, consigam ouvir o que está a ouvir.

Fico curioso para ver que tal é que isto funciona na prática, pois estará dependente de fazer um tracking com precisão da posição da cabeça das pessoas; e também sobre se terá capacidade para criar múltiplos canais sonoros em simultâneo, para que uma pessoa pudesse estar a ouvir uma coisa, enquanto outra estivesse a ouvir outra.

O objectivo da Noveto é aplicar esta tecnologia a uma vasta gama de produtos, mas será necessário aguardar até ao final de 2021 para que comecem a chegar ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)