2020/11/27

Dados de 16 milhões de brasileiros com Covid-19 expostos online

Dados privados de 16 milhões de pacientes brasileiros com Covid-19, incluindo o presidente Bolsonaro, foram expostos na internet.

No Brasil não foi necessário ter suspeitas sobre se uma app de tracking Covid-19 poderia revelar dados sobre os utilizadores, a informação foi revelada directamente das fontes oficiais, depois de um funcionário de um hospital ter colocado por engano no GitHub uma folha de cálculo com credenciais de acesso a sistemas governamentais. Entre eles estava o acesso ao E-SUS-VE e Sivep-Gripe, duas bases de dados que mantêm o registo de brasileiros com sintomas ligeiros de Covid-19, e dos casos mais graves com hospitalização.

No total, são 16 milhões de brasileiros com dados privados expostos, que incluem coisas como nomes, endereços, e também registos médicos. Lá pelo meio estavam também os dados do presidente Jair Bolsonaro, de membros da sua família também infectados com Covid-19, e vários ministros e governadores.

... Fica demonstrado que nem sequer adianta ter uma app que se preocupe em garantir a privacidade dos utilizadores; pois basta um (nada) pequeno lapso de uma pessoa, para que toda a suposta privacidade desapareça num piscar de olhos.

1 comentário:

  1. O Brasil é incrível, eu sou e posso dizer isto!
    Criaram uma lei aos moldes da europeia sobre proteção de dados, crime ao espalhar dados pessoais e etc... e o que acontece? Vazam dados pqp!

    ResponderEliminar