2020/11/09

Endomondo encerra no final de 2020

Quem utilizar a app Endomondo para fazer o tracking das suas corridas terá que encontrar alternativa até ao final do ano, pois o serviço vai encerrar a 31 de Dezembro.

Não há falta de apps para fazer o tracking de corridas e exercício físico, e aparentemente o mercado não é suficientemente grande para as manter a todas. A app Endomondo vai encerrar no final do ano (31 de Dezembro de 2020), marcando um triste fim para uma das apps que até era mais conceituada e tinha conquistado uma legião de fãs.

A Under Armour, que detém o serviço, está a direccionar os utilizadores para a sua outra app MapMy Run, dando um prazo alargado até 31 de Março de 2021 para que façam a transferência de dados para a nova app - algo que terá que ser feito manualmente, e não inclui muita da informação que tornava o Endomondo atractivo para os seus utilizadores, como a lista de amigos, planos de treino, desafios, comentários e fotos.

Um encerramento que poderá fazer repensar todo o tempo e dedicação que se dá a um determinado serviço - mesmo no caso de ser um serviço pago, como acontecia com as modalidades premium do Endomondo - mas que pode acabar por ser encerrado apenas com pouco mais de um mês de aviso.

10 comentários:

  1. Eu e um amigo fizemos há muitos anos a tradução para PT-PT, e ainda tenho ali o equipamento oficial que nos ofereceram :(

    ResponderEliminar
  2. Eu usava há quase 10 anos e continuo a achar que era das melhores apps, conseguia agrupar os treinos por mês e ver o total que tinha feito em cada mês. Agora estou a testar strava, runkeeper e MapMyRun mas nenhuma parece ter essa função.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente o strava tem uma API publica (ou tinha) que se pode fazer tratamento dos dados. Portanto acredito que seja possível tirar esse tipo de estatisticas

      Eliminar
  3. Que não podemos dar uma app por garantida, já percebemos que é uma realidade. Agora, uma empresa que descontinua uma app para favorecer outra sua e não dispõe de uma opção para migrar automaticamente TODOS os dados, é lamentável e demonstra pouca consideração pelos antigos clientes.

    Eu há uns anos, experimentei juntamente com as apps da Nike e Strava. Acabei por usar a app a da Nike no início e mais tarde mudar-me para o Strava (integração com Amazfit).
    Na altura não fiquei por com o "Edmundo" porque não calhou, por isso, podia perfeitamente hoje estar no grupo das pessoas frustradas por esta mudança.

    ResponderEliminar
  4. Dá para migrar os dados mas parece-me que não será tão completo quanto isso.

    ResponderEliminar
  5. Como se faz a transferência? Alguém me pode explicar?

    ResponderEliminar
  6. Já me aconteceu o mesmo quando a Adidas fechou a app micoach. :(

    ResponderEliminar
  7. Cheguei a usar já desde a altura do symbian, mas já na altura por alguma razão comecei a usar o sports tracker, que ainda vai funcionando nas várias plataformas (symbian, windows phone, Android)

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava tanto desse app, nunca achei um parecido que avisava quando a gente quebra recordes pessoais...

    ResponderEliminar
  9. ALguem conheçe outra app the diga o tempo, apos cada KM? Era optimo para me regular se estava a correr mas devar ou mais depressa. A stava tem a opção de alerta apos cada KM mas nao funciona

    ResponderEliminar