A SpaceX continua a evoluir os protótipos Starship a alta velocidade, e poderá ser já na próxima semana que veremos o protótipo SN8 a elevar-nos céus até cerca de 15 mil metros de altitude, para depois voltar a aterrar.
Good Starship SN8 static fire! Aiming for first 15km / ~50k ft altitude flight next week. Goals are to test 3 engine ascent, body flaps, transition from main to header tanks & landing flip.
— Elon Musk (@elonmusk) November 24, 2020
Até agora os protótipos Starship fizeram apenas um curto "salto" atingindo uma altura de cerca de 150 metros, usando apenas um único motor. Mas no caso do SN8, é o primeiro protótipo no qual foram instalados três motores, dando-lhe a capacidade de atingir altitudes mais ambiciosas.
Ainda assim, é um teste em que muita coisa pode falhar (como de resto se aplica a todo e qualquer lançamento ou teste de um foguete), e o próprio Elon Musk estima que este teste apenas tenha uma probabilidade de 33% de ser bem sucedido. Esperemos que seja o caso, para evitar atrasos e permitir que se mantenha o ritmo para a criação de uma Starship em escala real e com todos os motores.
Actualização: A Starship SN8 já voou... e foi um sucesso quase total.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)