2020/11/25

YouTube testa criação de capítulos automática

O YouTube está a testar a criação automática da capítulos, evitando que tenham que ser feitos manualmente pelos criadores dos vídeos.

Os capítulos são uma das melhores formas de navegar em vídeos longos, permitindo saltar imediatamente para a secção pretendida sem ter recorrer à velha técnica de "tentativa e erro", indo clicando na timeline, para a frente e para trás, até se encontrar a secção pretendida. Os capítulos são suportados há muito pelo YouTube, mas infelizmente são também algo que poucos criadores se dão ao trabalho de usar, precisamente por isso - por dar trabalho fazê-los - sendo por isso algo que o YouTube quer resolver.

Tirando partido dos seus sistemas de análise dos videos e do machine learning, o YouTube criou um sistema que consegue detectar as secções diferentes de um vídeo e criar os capítulos automaticamente.

No entanto, por agora é algo que está a ser feito para um número reduzido de utilizadores do YouTube, pelo que não deverá ser fácil dar com vídeos que tenham sido alvo deste tratamento de capítulos automáticos. Quanto a mim, fico curioso para saber como é que ele lidaria com vídeos estilo "noticiário", em que a imagem é dominada por uma pessoa a falar, mas que vá falando de tópicos diferentes ao longo do vídeo - será que também terá em conta o reconhecimento de voz (usado para as legendas automáticas)?

Começamos é a aproximar-nos do ponto em que será possível fazer um pesquisa de texto ou voz de algo que esteja num vídeo: ao estilo "mostra-me a parte em que uma pessoa se sentou num sofá", ou "mostra-me a parte em que o avião levanta voo". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)