2020/11/25

Twitter abre pedidos de contas verificadas em 2021

Após vários anos de suspensão, o Twitter vai voltar a abrir os pedidos para contas verificadas, mas com critérios bastante restritos.

O símbolo de conta verificada no Twitter tem por objectivo ajudar a distinguir uma conta verdadeira de uma falsa, mas foi também encarada como um símbolo de "status" na rede, que fazia com que alguns utilizadores não olhassem a meios para tentarem obtê-lo (e houve até alguns funcionários do Twitter que faziam dinheiro por fora a vender essas verificações). Em 2017 o Twitter suspendeu o processo após polémica que o sistema estava a ser abusado para verificar contas abusivas, e no ano seguinte o Twitter disse que estava a preparar um sistema novo - sistema que só agora parece ter ficado pronto.

O Twitter já revelou como irá funcionar o novo sistema de verificação de contas; sendo que nesta fase ainda é uma proposta provisória que poderá ser alterada em função do feedback dado pelos utilizadores.

Nos moldes actuais, o Twitter especifica seis categorias de contas que podem pedir verificação: membros do governos, marcas e entidades, notícias, entretenimento, desporto, e activistas / influenciadores. Para cada caso há toda uma série de requisitos; por exemplo, uma empresa ou marca terá que cumprir pelo menos dois dos três requisitos: três ou mais referências em sites noticiosos credenciados nos últimos seis meses, presença no Google Trends / bolsa / Wikipedia, ou ter um número de seguidores no Twitter que a deixe no top 0.1% do país.

A versão final será publicada a 17 de Dezembro, com o sistema a arrancar no início de 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)