2020/11/18

Water cooler Corsair iCue H100i Elite Cappellix

Quem quiser manter o CPU do seu computador com temperaturas reduzidas e aproveitar para dar um pouco mais de luz e cor ao seu computador, tem agora opções mais luminosas da Corsair, sob a forma da família de watercoolers iCue H100i Elite Cappellix.

Os sistemas de watercooling muito evoluiram ao longo dos anos. Nos últimos anos, as opções dos conjuntos autónomos em circuito fechado tornaram-se cada vez mais populares, simplificando imensamente o processo de instalação e, principalmente, o de manutenção a longo prazo - fazendo esquecer a necessidade de "verificar o nível", e também tornando praticamente nulo o risco de fugas e de se descobrir um PC inundado.

O Corsair iCue H100i

O Corsair iCue H100i é o modelo mais pequeno da nova série de sistemas de watercooling compactos da Corsair, orientada para os todos aqueles que, para além da potência acrescida de dissipação nos seus computadores, sejam também fãs da iluminação RGB nos computadores. É que estes iCue Elite Capellix H100i, H115i e H150i, adicionam a iluminação LED Capellix e respectivo controlador aos watercoolers standard da marca.

Neste modelo testado o radiador é de 240mm, mas quem desejar ainda mais potência de dissipação pode optar pelos modelos seguintes com radiadores de 280mm, e 360mm, e obviamente que são compatíveis com todos os CPUS mais recentes da Intel e AMD (incluindo Intel LGA 1200/115x, AMD AM4, e AMD sTRX4), com sistema de montagem simples e que dispensa ferramentas. A bomba integrada tem um fluxo de até 0.82 l/min e gera menos de 20 dBA, para permitir uma operação virtualmente inaudível, sendo que o resto do ruído ficará a cargo da velocidade que se desejar impor às ventoinhas de levitação magnética ML RGB.

Com o foco a ser dado à iluminação, não será de estranhar que a Corsair tenha aplicado 33 LEDs só no bloco da bomba de água, a que se somam os 8 LEDs por ventoinha que totalizam 49 LEDs no H100i e H115i, e 57 LEDs no H150i.

O novo controlador CORSAIR iCUE Commander CORE trata de gerir todo o sistema e permite ligar até 6 ventoinhas Corsair RGB, para além de sincronizar o conjunto com os demais dispositivos iCue na máquina. É também possível activar o modo Zero RPM se o computador estiver com carga de CPU reduzida, para funcionamento 100% silencioso.


O processo de instalação não é complicado, mas como é habitual neste tipo de sistemas, será necessário ter um pouco de paciência para encontrar o melhor posicionamento para os cabos (não é o caso nas fotos, uma vez que se tratou de um sistema temporário apenas para testes rápidos - estando a instalação definitiva, numa caixa 4000D da Corsair adiada (até me decidir se o meu próximo PC principal será Intel ou AMD).

Como o próprio nome indica, este watercooler integra-se com o sistema iCue da Corsair, permitindo infindáveis opções de personalização, que farão as delícias de todos os que apreciem o encanto da iluminação RGB decorativo nos PCs. No entanto, nada impede que optem por padrões mais sóbrios e simples, podendo até optar-se por usar uma única cor para todo o conjunto (embora não me pareça que seja esse o objectivo de quem opta por um destes modelos.

Em termos de desempenho, confesso que estou "mal habituado", pois há muito que tenho sido fã e utilizador dos watercoolers da Corsair (sem a iluminação RGB), e por isso este sistema acaba por não representar grandes diferenças. Este iCue H100i Elite Cappellix é que capaz para lidar com 99% das situações, podendo em alguns casos funcionar até em modo 0-rpm no caso de CPUs mais poupados e com carga de processamento reduzida. Para os fãs do overclocking que desejem levar os CPUs ao limite, aí poderá ser vantajoso optar pelos modelos de maior dimensão, desde que tenham caixas adequadas para os alojar - e a diferença de preço nem é assim tão significativa:

Nota adicional para o facto do sistema contar com um modo de "emergência", que no caso de detectar uma temperatura anormalmente elevada, colocará a bomba e as ventoinhas a funcionarem a 100% e com a iluminação a piscar a vermelho para indicar que há um problema.

Corsair iCue H100i Elite Cappellix O preço acrescido a pagar face às opções sem iluminação RGB poderá não se justificar para quem apenas procura os benefícios do watercooling sem se preocupar com o factor estético. Mas, para quem não dispensar as "luzinhas coloridas", será um investimento fácil de justificar, e que ainda por cima dá margem de expansão para até mais quatro ventoinhas RGB para melhorar o fluxo de ar no sistema.

Corsair iCue H100i Elite Cappellix

Quente


Prós
  • Iluminação RGB programável
  • Modelos de 240mm a 360mm
  • Desempenho
Contras
  • Preço face aos modelos não-RGB

Corsair iCue H100i Elite Cappellix

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)