2020/11/18

Notícias do dia

Anacom revela provas do aumento de preços - operadores continuam a dizer que não; ecrã do iPhone 12 Pro Max bate 11 recordes da DisplayMate; Oppo mostra smartphone extensível X 2021; app Fui Multado agiliza contestação de multas; espreitmos o colorido water cooler Corsair iCue H100i Elite Cappellix; nas promoções temos os excelentes headphones Bose SoundLink II a €124.99; e a Huawei vendeu a Honor a consórcio chinês.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer um carregador Aukey 2x USB-C de 36W.

Firefox 83 mais rápido e com modo só-HTTPS

A par do Chrome receber a maior aceleração dos últimos anos, também o Firefox passa para a versão 83 com melhorias. Também aqui temos melhorias no desempenho (até 15%) e redução na memória utilizada (até 8%), e também com foco acrescido na segurança, com um modo "HTTPS-only" que obriga o browser a só aceitar comunicações seguras, com alertas sempre que existe algum conteúdo só disponível via HTTP inseguro, e que a Mozilla espera que se venha a tornar no modo "standard" no futuro.

Também uma novidade no Firefox, chega finalmente a funcionalidade de "pinch-to-zoom" na versão para Windows e Mac, feito através de touchscreen ou touchpads, para aumentar ou reduzir o tamanho das páginas. Até custa acreditar que foi necessário esperar até ao final de 2020 para que o Firefox finalmente tivesse isto.


Instagram abre "Guides" para todos os utilizadores

Depois de ter lançado os Guides em versão limitada, o Instagram expande a funcionalidade a todos os utilizadores. Com o Guides, os utilizadores podem criar artigos longos no Instagram, como guias de "como fazer 'coisas'", e assim procurando centralizar conteúdos mais abrangentes sem ter que direccionar utilizadores para fora do serviço.

Com o Guides, é possível criar conteúdos ao estilo de um blog ou outro site, contendo texto, fotos, galerias de imagens, vídeos, etc. Oferecendo todo um novo horizonte a explorar no Instagram, que até aqui se focava unicamente nas fotos e vídeos, e não facilitando o processo de abordar algo mais complexo.


Twitter lança fleets efémeros para todos

Sendo uma plataforma que já causou embaraços a inúmeras individualidades por causa de coisas que disseram há anos, o Twitter só agora disponibiliza uma forma de dizer coisas mais despreocupadamente com os tweets efémeros, que são designados por "fleets".

Os Fleets tinham sido testados em mercados seleccionados, e agora chegam a todos os utilizadores. Ao estilo das "stories", também no Twitter isto é acedido através de uma linha de icons no topo do ecrã, o que poderá não agradar a todos tendo em conta que representará menos uma parte do ecrã que poderia ser usada para mostrar os tweets que realmente se querem ver; mas... já sabemos que o Twitter raramente ouve as opiniões dos utilizadores quanto à forma como vai "evoluindo" a sua app.


Bitcoin supera aos 17 mil dólares

Euforia das Bitcoin está de regresso, com a popular criptomoeda a voltar a patamares que se aproximam do máximo histórico dos 20 mil dólares atingidos em final de 2017, e depois de terem passado vários meses penosos com valor abaixo dos 5 mil dólares. Desta vez há quem acredite que o valor de 20 mil dólares irá ser superado, iniciando o caminho rumo aos valores astronómicos apontados por alguns analistas, que dizem que as BTC poderão atingir valores de 300 mil ou até mesmo 500 mil dólares.

Como sempre, é fácil fazer "previsões" quando se olha para trás e se vê o que acontecer; mas estar aqui e olhar para o futuro, é sempre uma incógnita onde tudo pode acontecer - como a queda drástica após ter atingido os 20 mil dólares demonstrou.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)