2020/11/17

Oppo mostra smartphone extensível X 2021 e AR Glass

A Oppo revelou alguns protótipos com os quais antecipa os produtos que teremos no futuro, incluindo um smartphone extensível e óculos de realidade aumentada compactos.

Seguindo-se à moda dos smartphones dobráveis, a Oppo aposta num X 2021, um smartphone que parece perfeitamente banal com ecrã de 6.7", mas que tem a capacidade de se esticar e ficar um autêntico mini-tablet com ecrã de 7.4" graças a um ecrã que se desenrola. O sistema é motorizado, fazendo com que este protótipo pareça ainda mais futurista, e obrigou a Oppo a desenvolver uma série de mecanismos para o tornar possível.


E para que não se pense que existe apenas no reino dos produtos virtuais, também temos vídeos a mostrar o protótipo no mundo real:



A acompanhar este modelo, a Oppo revelou também uns óculos de realidade aumentada, os AR Glass 2021.

Embora permitam projectar imagens sobre o campo de visão do utilizador (não é especificado que cobertura do campo de visão terão, para não acabarem por ser uma "micro-janela" de Realidade Aumentada sobre o mundo), este óculos têm um aspecto bastante convencional, e pesam apenas 117g. Um feito, considerando que incluem múltiplas câmaras, incluindo duas ultrawide com capacidade para reconhecer gestos, uma normal, e ainda uma câmara 3D Time of Flight. Um conjunto com o qual a Oppo diz conseguir criar uma experiência de alta-qualidade em realidade aumentada.

Do lado da aposta na Realidade Aumentada pelo lado do software, a Oppo está a investir no seu CybeReal - que parece ser uma alternativa às frameworks estilo ARKit da Apple ARCore da Google.


Agora a grande pergunta é: quando é que teremos o primeiro smartphone extensível no mercado? Será já para 2021? Ou será que, ao estilo do que aconteceu com os dobráveis, assistiremos a problemas de última hora que irão atrasar a chegada dessa tecnologia para 2022 ou mais tarde?

Descobriremos em breve, pois 2021 já está quase a chegar.


Actualização: Parece que o lançamento poderá ser mais cedo do que se pensa.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)