2020/11/15

XOD.io programação visual para Arduino e microcontroladores

Quem se sentir intimidado pelas linguagens de programação pode optar por programação visual de Arduinos e micro-controladores com este XOD, que até pode ser experimentado no browser.

É incrível pensar que hoje em dia temos mais poder de computação num pequeno Arduino do que há umas décadas se tinha num PC de secretária (para não falar dos computadores que nos levaram até à Lua). Mas, o simples aspecto de uma linguagem de programação como C ou ASM é, muitas vezes suficiente para afastar aqueles que até gostariam de passar algumas das suas ideias para projectos práticos - sendo algo para o qual, felizmente, há solução.

Apresento-vos o XOD, um interface de programação e desenvolvimento completamente visual.

Em vez de terem que se preocupar com as linhas de código, têm apenas que ir encaixando os blocos pretendidos e fazendo as ligações respectivas. E, para começar, podem até fazê-lo directamente no browser sem terem que instalar nada; mas será necessário recorrer à versão de instalação quando quiserem aplicar os programas a um Arduino.

Para além de ser completamente gratuito, é também um projecto open-source - e fui dar com ele através deste projecto que explicava como replicar o efeito dos cartazes luminosos em neon usando fitas LED.

3 comentários: