2020/11/12

YouTube esteve inacessível em todo o mundo

Para relembrar que nenhum serviço está 100% garantido, o YouTube esteve inacessível durante um par de horas a nível mundial.

Por vezes somos levados a crer que há serviços que são capazes de resistir a tudo, mas regularmente lá acontece alguma coisa que nos demonstra o oposto. Desta vez foi o YouTube, o colosso da Internet que se pensaria estar preparado para lidar com todas as eventualidades, mas que mesmo assim sofreu de uma falha que o deixou inacessível durante várias horas a nível mundial - assim como serviços relacionados, como filmes comprados no Google Play Movies / Google TV.

A Google ainda não avançou com detalhes sobre o que se passou, mas mais uma vez deverá ter sido um infeliz sequência de eventos que foi capaz de superar todos os sistemas de segurança que deveriam evitar que algo assim acontecesse.

Uma falha em determinada região já seria algo incomum, mas uma falha a nível global torna-se bastante mais intrigante, e que seguramente precisará de algo mais do que simplesmente "alguém a tropeçar na ficha eléctrica". Aliás, nem mesmo uma actualização com um qualquer bug (como me parece mais provável que tenha acontecido) num componente crítico deveria ter capacidade para afectar o YouTube a nível mundial, mas até que a Google partilhe o que aconteceu, teremos que continuar apenas com suposições.

2 comentários:

  1. apercebi-me que os vídeos estavam com problemas a reproduzir de um momento para o outro.
    Os IT da Google é que deviam estar a correr como baratas

    ResponderEliminar
  2. Eu ontem pela 01h da madrugada estava a ver o meu compendio de videos do youtube, e simplesmente parou tudo de funcionar, reeniciei o computador actualizei o browser e o youtube continuo sem funcionar, deviam de ser umas 4h da madrugada quando fiz a ultima tentativa e abria a pagina, mas os videos não funcionavam...

    ResponderEliminar