2020/11/12

Samsung apresenta Exynos 1080

A Samsung revelou o seu mais recente chip Exynos 1080 com 5G integrado.

O Exynos 1080 traz várias melhorias face ao actual Exynos 990, contando com produção EUV de 5nm, com um core Cortex-A78 a 2.8GHz, três Cortex-A76 a 2.6GHz, e quatro Cortex-A55 a 2GHz; e como GPU temos o novo Mali-G78 MP10. Este chip suporta ecrãs FHD+ a 144Hz, e QHD+ a 90Hz, e nas câmaras pode ir até sensores de 200MP e dois sensores de até 32MP em simultâneo; e também vídeo 4K a 60fps em HDR10+.

Sabendo-se que estes chips estão num ponto em que o factor crítico é tirar partido da sua potência por tempo continuado e com consumos reduzidos, a Samsung estreia também um sistema chamado "Amigo" que diz ter a capacidade de monitorizar o funcionamento do chip em tempo real, e optimizar os consumos, resultando em consumo mais reduzido e maior eficiência.

O panorama dos SoC ARM deverá sofrer grandes mudanças nos próximos anos, por conta da transição dos Macs para os chips da Apple, com o seu chip M1 de estreia a revelar-se uma verdadeira ameaça para os chips Intel nos portáteis - e sendo uma questão de tempo até que supere os desktop mais poderosos.

Não é de esperar que a Samsung e Qualcomm consigam dar resposta neste momento, mas seguramente iremos começar a ver o impacto desta transição no próximo par de anos.

1 comentário:

  1. Agora é aguardar pela nova geração do Snapdragon para comparar

    ResponderEliminar

[pub]