Depois dos impressionantes avanços nos sistemas de inteligência artificial feitos em jogos específicos, os investigadores da Google deram à sua AI maior versatilidade para lidar com múltiplos jogos completamente diferentes.
Sistemas como o AlphaGo surpreenderam o mundo ao dominar jogos que se pensava que os computadores nunca conseguiram dominar; mas por muito impressionantes que sejam, são sistemas que foram afinados especificamente para lidarem com o tipo de jogo específico a que se destinam. Estamos muito longe ainda de ter uma I.A. que possa ter o tipo de inteligência que se possa considerar "inteligente" em termos humanos, mas agora é dado mais um pequeno passo nesse sentido.
O mais recente sistema de I.A. da Google, MuZero, é capaz de se adaptar e lidar com diferentes estilos de jogos com regras completamente diferentes, sendo não só capaz de aprender a jogar jogos como xadrez ou Go, como também jogos arcade como o Pac-Man e outros jogos Atari clássicos.
Não menos surpreendente, este sistema conseguiu superar o AlphaZero a jogar Go em "apenas" meio-milhão de jogos de treino; tendo sido necessário um milhão de jogos para o igualar em jogos como xadrez e shogi. E nos demais jogos Atari testados, conseguiu obter melhores pontuações médias superiores em 42 dos 57 jogos testados.
Continuamos a estar longe da verdadeira "inteligência", com o MuZero a limitar-se a usar diferentes estilos de aprendizagem e a usar o que é mais eficiente para diferentes estilos de jogo; mas quem sabe onde estes pequenos passos nos podem levar. Por agora já demonstraram que são capazes de fazer com que uma máquina consiga aprender praticamente todo e qualquer jogo de forma a derrotar um oponente humano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)