2020/12/04

Análise Bang & Olufsen A1 (2nd gen)

A Bang & Olufsen é uma marca que dispensa apresentações no campo do áudio, e tivemos a oportunidade para testar a sua coluna Bluetooth Beosound A1 (2nd gen).

Os smartphones vieram colocar todas as músicas do mundo nos nossos bolsos, mas com isso chegam também as limitações quanto à sua capacidade de reprodução sonora. Os diminutos alto-falantes não permitem milagres, e por isso mesmo assistimos a uma explosão na procura de colunas Bluetooth que permitem contornar essas limitações. Opções há muitas, para todos os tamanhos e preços, e hoje espreitamos e escutamos a Bang & Olufsen A1 de 2ª geração.


Unboxing

A B&O Beosound A1 chega devidamente acomodada mas sem grandes extras. Para além da coluna, com dimensões generosas face ao que é habitual nas gamas de colunas BT portáteis mais económicas, a única coisa a que temos direito é o cabo USB para carregamento. Quanto ao carregador, teremos que usar qualquer carregador ou porta USB que já se tenha por casa.



Bang & Olufsen Beosound A1 (2nd gen)

A Beosound A1 é uma coluna que não poupa em nada. Tem uma qualidade de construção e acabamentos de luxo, e chega com melhorias face à A1 de primeira geração. A autonomia foi aumentada consideravelmente, permitindo até 48 horas de música a um volume de 55 dB ou 18 horas a 70 dB (face às anteriores 24 horas e 4 horas), e agora inclui a capacidade de poder ser usada para aceder à Alexa, tirando partido do seu sistema com 3 microfones que também lhe permite funcionar como sistema de chamadas mãos-livres. Conta também com protecção contra a água, resistindo até 30 minutos a 1 m de profundidade (ideal para dar alguma confiança na sua utilização ao lado de uma piscina, ou banheira); e suporta o codec aptX.

Os controlos foram ligeiramente remodelados, sendo agora mais visíveis e ficando posicionados mais perto da tira de couro que facilita o seu transporte.

O processo de emparelhamento decorre sem qualquer problema, e em poucos segundos podemos redireccionar o som do smartphone para a A1.


Em funcionamento

Tratando-se de uma coluna Bang & Olufsen que, mesmo fazendo parte da sua gama "económica", custa €250 as expectativas eram obviamente elevadas. E felizmente o primeiro contacto não desapontou. Depois de já ter passado por muitas colunas BT de baixo custo, o som proporcionado por esta A1 é decididamente inspirador e fornece uma definição pouco habitual - especialmente tendo em conta as suas dimensões e relembrando que continua a ser uma coluna que, para todos os efeitos, é "portátil" e se pode levar para qualquer lado com facilidade.

Se há aspecto em que não atingiu as expectativas foi a nível da reprodução dos graves, que não consegue competir com o som de colunas como as muito mais económicas - mas incomparavelmente mais volumosas - BW-AS3. No entanto, enquanto as AS3 "mastigam" todo o som de gama média e agudos quase como se estívessemos a ouvir a música através de uma parede, com a A1 podemos desfrutar de todo o panorama sonoro como se se estivesse na primeira fila à frente do palco.


Apreciação final

A Beosound A1 é uma coluna BT algo incomum. Não será para quem começa a procura de uma coluna Bluetooth começando por definir um preço - mas isso já se poderá dizer para a totalidade do público alvo que considera colunas da Bang & Olufsen. Existem colunas BT muito mais económicas e mais que capazes de dar um som alto, e até as que estarão mais aptas a fazer abanar a mobília se tudo o que interessar forem os graves.

Mas, se estiverem naquele grupo que até já investiu noutras colunas B&O para casa, e que privilegia a qualidade sonora sem necessidade de se preocupar com o preço, estas Beosound A1 podem ser a solução ideal para melhorar a audição de música a partir do smartphone em qualquer local onde o desejem fazer; e a longa autonomia também contribui para isso.



Bang & Olufsen Beosound A1 (2nd gen)
Quente

Prós
  • Qualidade sonora
  • Autonomia
  • Qualidade de construção

Contras
  • Preço
  • Graves pouco expressivos


Bang & Olufsen Beosound A1 (2nd gen)

Quente (4/5)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]