2020/12/04

Notícias do dia

Google Authenticator com transferência entre smartphones chega ao iOS; Android Auto chega ae Portugal em breve; iPhone 12 com bug de consumo de bateria excessivo; análise à coluna Bang & Olufsen Beosound A1; Google facilita contribuições para o Street View; e Apple forçada a vender iPhones 12 com carregador no Brasil.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já começou o nosso mega-passatempo de Natal, com 31 dias de prendas e que hoje te pode valer um suporte Lamicall para smartphone.

Google vai eliminar emails e fotos após 2 anos de inactividade

A Google actualizou a sua política de retenção de conteúdos, e a partir de 1 de Junho de 2021 diz que poderá eliminar os conteúdos dos serviços que permanecerem sem actividade durante 2 anos, englobando o Gmail, Google Drive e Google Photos.

A medida não se aplicará a quem pagar pelo espaço ocupado (Google One) e que esteja dentro do limite de utilização, mas afectará os utilizadores gratuitos e aqueles que estiverem acima do espaço ocupado. Embora nenhum serviço possa garantir manter as coisas "eternamente", esta medida poderá fazer com que muitos blogs inactivos, quer por abandono quer por morte dos seus responsáveis, deixem de apresentar fotos que estavam alojadas no Google Photos a partir de Junho de 2023.


China anuncia avanços na computação quântica

Investigadores chineses dizem também ter alcançado a "supremacia quântica", criando um sistema que foi capaz de calcular em minutos algo que demoraria milhões de anos num super-computador actual.

Ao contrário da supremacia quântica reivindicada pela Google, o sistema chinês recorre a hardware bem diferente, trocando os chips a temperaturas próximas do zero absoluto por fotões e lasers que podem funcionar à temperatura ambiente. Por outro lado, este sistema não permite uma fácil reprogramação, tendo que ser fisicamente montado e posicionado de forma a realizar o cálculo pretendido.

Voice Access chega aos Android mais antigos

Controlar um smartphone Android por voz passa a ser mais simples, até no caso de modelos mais antigos. O novo Voice Access, que a Google lançou como exclusivo do Android 11, passa a estar disponível para todos os equipamentos Android até à versão 6.0.

Ideal não só para pessoas com mobilidade reduzida, mas para todas as situações em que se deseje usar o smartphone apenas com a voz.



iOS 14 facilita descrição do ecrã a utilizadores cegos

Os utilizadores invisuais vão apreciar o novo Screen Recognition no iOS 14, que permite que qualquer app crie dinamicamente uma descrição áudio de tudo o que está no ecrã, incluindo não só botões como também imagens, tirando partido do reconhecimento via Machine Learning.

Assim, em vez de um utilizador saber apenas que determinada app está a apresentar uma imagem, sem saber o que se trata, poderá ter acesso a uma descrição que lhe diga se é um cão, ou um gato, ou uma pessoa, e até o que está a fazer. Isto, sem que fique dependente de cada app disponibilizar descrições para aquilo que está a mostrar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)