2020/12/04

Android Auto chega a Portugal

Depois de muitos anos de espera, a Google vai fazer chegar o Google Auto a Portugal de forma oficial.

Para as suas novidades de final de ano a Google anunciou a expansão do Android Auto a uma série de países, nos quais se inclui Portugal. Este modo destinado a facilitar a interacção com o smartphone enquanto se conduz é um precioso auxiliar para todos os que usam o seu smartphone no carro, e até ao momento tem obrigado todos os interessados a recorrerem a formas de instalação alternativas (como através do APK Mirror).

No entanto, embora haja motivos para celebrar, não se poderá celebrar desde já, pois por agora o Android Auto na Play Store continua a apresentar a infeliz, mas habitual, mensagem de que não está disponível no nosso país.

A Google diz que o processo de expansão do Android Auto a mais países (que inclui Albânia, Angola, Arménia, Bielo-Rússia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Botswana, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Indonésia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedonia, Malta, Moldova, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia, Tailândia, Peru, e Ucrânia) ainda irá demorar vários meses; pelo que na verdade se trata de uma prenda de Natal atrasada.


Actualização: já aparece como disponível.

14 comentários:

  1. O meu Xiaomi começou a dar o Android Auto nativamente a meio deste ano, até pensei que fosse já oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu já uso no carro desde Janeiro, instalado da google play, completamente em português, também pensei que fosse oficial.

      Eliminar
  2. O Android Auto já vem integrado nativamente a partir do Android 10, quem tiver modelos recentes já tem acesso sem precisar de descarregar a aplicação por fora. Portanto esta novidade é uma não novidade, nem faz sentido não estar já disponível para download em qualquer país visto que já faz parte do sistema.

    ResponderEliminar
  3. É para mim inconcebível que a Google não disponibilize esta app a nível mundial. Não é algo que fique ao critério de cada um, instalar ou não instalar. A maior parte das marcas mundiais de automóveis utilizam-na de forma preferencial para ligar os smartphones (android)dos condutores aos seus veículos.
    Eu sou mais um que tenho que recorrer a formas alternativas para fintar o capricho da Google...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questao de regulamentaçao do que aparece nos ecrãs dos automóveis... é diferente em varios países.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Se ao menos a Mini tivesse Android Auto... a BMW ao fim de não sei quantos anos a suportar apenas o Apple Carpllay, finalmente decidiu tb supostar o Android Auto, mas a Mini continua a suportar só o Apple Carplay (provavelmente irá acontecer mas será com atraso).. ou seja tenho um carro com um touchscreen fixe e um Smartphone Google Pixel e não posso usar o touchscreen do carro para a maior parte das necessidades que tenho durante a condução (navegação, mudar de musica, com o smartphone Android) ou seja por muito que digam que apostam muito na segurança na estrada, vai haver muitos condutores que são obrigados a maiores momentos de falta de atenção só porque não usam uma certa marca de smartphone...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens botão no volante para acionar Google Assistant?

      Eliminar
    2. Era bom, mas no Mini o botão é para falar com o assistente do carro mesmo, que é muito menos inteligente que o Google Assistant (básicamente tem um conjunto de frases que está à espera de ouvir) e não passa o audio para smartphone..

      Eliminar
    3. Estranho. No meu, ele usa o Google Assistant se o android auto estiver activo.

      Eliminar
  6. Já agora, útil útil era a Google resolver o bug de ler as mensagens de outras línguas como se fossem em inglês. Eu conheço a solução que é reverter a aplicação Google para uma versão anterior mas queria era isto resolvido. Já tem mais de um ano este bug e nada. ZZZZZZ

    ResponderEliminar
  7. Quase dois meses depois deste artigo tudo continua igual...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me aparece disponível há bastante tempo:
      https://1.bp.blogspot.com/-nef32Ovb6rU/YBTyJjkkbZI/AAAAAAAGGGw/yxFoQJjcuAUCbR7b-Ann09vkvybT8wL4gCLcBGAsYHQ/s0/auto.jpg

      Eliminar
  8. Não consigo actualizar o Android auto por isso estou sem acesso a ele o que fazer ?

    ResponderEliminar