2020/12/28

CellHawk facilita a análise dos registos telefónicos para espiar utilizadores

Fazer sentido dos dados de milhões de telemóveis que diariamente se ligam às torres celulares é algo que se poderia considerar uma "tarefa impossível", mas há empresas que se têm dedicado a criar ferramentas de análise que facilitam essa tarefa, como o CellHawk.

Há muito tempo que as entidades de inteligência se têm deparado com o problema de recolherem mais dados do que aqueles que têm capacidade para processar atempadamente; mas as ferramentas digitais têm evoluído no sentido de facilitar essa tarefa imensamente. O CellHawk é uma ferramenta de análise de registos telefónicos, que permite transformar os dados dos telemóveis que se ligam às torres de comunicação, em algo que se pode transformar no melhor amigo de um aspirante a Big Brother.

Num dos folhetos publicitários desta ferramenta, era prometido que poderia ajudar a descobrir quem estaria perto de um local de interesse, se estava sozinho ou acompanhado, com quem é que determinada pessoa costuma falar, onde costuma passar a maior parte do seu tempo, e até onde é que costumam dormir.

Tudo isto pode ser feito sem ter que passar pelo crivo da autorização por parte dos tribunais, já que os operadores fornecem estes dados sem grandes impedimentos - e o "fácil" acesso a este tipo de ferramentas faz também com que seja viável que os próprios funcionários das operadoras de telecomunicações possam ter este poder sem qualquer tipo de escrutínio.

1 comentário: