2020/12/05

FreeDS dá uso à energia solar em excesso

Quem quiser evitar o desperdício de energia solar produzida em excesso e que será "oferecida" à rede, pode garantir que a utiliza na totalidade com sistemas como este FreeDS.

Não há nada mais atractivo para quem deseja reduzir a sua conta de electricidade do que ter a sua energia produzida a partir da luz do Sol, e inevitavelmente isso faz com que se queira ir instalando mais e mais painéis solares. O problema é que rapidamente se poderá chegar a um ponto em que se começa a gerar mais energia do que se vai consumir nalgumas alturas, e será necessário equacionar o que fazer com essa energia excedente.

Um dia, poderemos ter baterias de alta capacidade e longevidade a preços acessíveis, que permitam acumular a energia gerada durante o dia para ser consumida à noite; ou um sistema de geração distribuída que pague um valor justo pela energia injectada na rede. Mas, não será preciso esperar por isso, e há outras alternativas que se podem implementar desde já, como permite este FreeDS.

O FreeDS é um sistema que permite direccionar a energia produzida em excesso para algo como aquecer um depósito de água - ou, na verdade, qualquer carga resistiva. O "truque" é que em vez de se limitar a ser um sistema que liga / desliga uma carga fixa, neste caso trata-se de um sistema que pode ajustar de forma contínua e em tempo real a energia que é direccionada para esta função. Ou seja, se os painéis solares apenas estiverem a produzir 100W de energia excedente, apenas irá direccionar esses 100W para o aquecimento da água; se estiver a produzir 800W em excesso, utilizará esses 800W.


Para quem tiver aquecimento de água eléctrico, e quiser garantir que consome toda a energia gerada pelos painéis solares, será uma solução a ter em conta.

9 comentários:

  1. Cá em PT já há quem o tenha feito e já tenha resultados. https://youtu.be/zEhpPJJNdLE

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo vídeo. Caso pretenda adquirir um equipamento, qual é o valor?

    ResponderEliminar
  3. Muito intersante. Obrigado. Caso queira adquirir, qual o valor?

    ResponderEliminar
  4. Onde comprar?? qual o valor???

    ResponderEliminar
  5. Onde comprar, é qual o custo se possível

    ResponderEliminar
  6. Comprei o meu no OLX. muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Pelo que vi só funciona com alguns tipos de inversões. Existe alguma lista de quais os inversões que podem ser usados com este sistema? Funciona com micro-inversores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que percebi do projeto, funciona com um simples shelly EM, o que interessa é saber quanto estas a enviar para a rede, e não quando estás a produzir.

      Eliminar
    2. Eu sou apenas um iniciante neste tema mas pelo que percebi do que li e dos vídeos que vi, quem tem micro-inversores tem que monitorizar a produção e o consumo da rede com por ex. um Shelly EM para partilhar os esses dados com o gestor. Neste vídeo mostra como o instalar. https://www.youtube.com/watch?v=yxFd3atVDHw

      Eliminar