2020/12/05

FreeDS dá uso à energia solar em excesso

Quem quiser evitar o desperdício de energia solar produzida em excesso e que será "oferecida" à rede, pode garantir que a utiliza na totalidade com sistemas como este FreeDS.

Não há nada mais atractivo para quem deseja reduzir a sua conta de electricidade do que ter a sua energia produzida a partir da luz do Sol, e inevitavelmente isso faz com que se queira ir instalando mais e mais painéis solares. O problema é que rapidamente se poderá chegar a um ponto em que se começa a gerar mais energia do que se vai consumir nalgumas alturas, e será necessário equacionar o que fazer com essa energia excedente.

Um dia, poderemos ter baterias de alta capacidade e longevidade a preços acessíveis, que permitam acumular a energia gerada durante o dia para ser consumida à noite; ou um sistema de geração distribuída que pague um valor justo pela energia injectada na rede. Mas, não será preciso esperar por isso, e há outras alternativas que se podem implementar desde já, como permite este FreeDS.

O FreeDS é um sistema que permite direccionar a energia produzida em excesso para algo como aquecer um depósito de água - ou, na verdade, qualquer carga resistiva. O "truque" é que em vez de se limitar a ser um sistema que liga / desliga uma carga fixa, neste caso trata-se de um sistema que pode ajustar de forma contínua e em tempo real a energia que é direccionada para esta função. Ou seja, se os painéis solares apenas estiverem a produzir 100W de energia excedente, apenas irá direccionar esses 100W para o aquecimento da água; se estiver a produzir 800W em excesso, utilizará esses 800W.


Para quem tiver aquecimento de água eléctrico, e quiser garantir que consome toda a energia gerada pelos painéis solares, será uma solução a ter em conta.

3 comentários:

  1. Cá em PT já há quem o tenha feito e já tenha resultados. https://youtu.be/zEhpPJJNdLE

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo vídeo. Caso pretenda adquirir um equipamento, qual é o valor?

    ResponderEliminar
  3. Muito intersante. Obrigado. Caso queira adquirir, qual o valor?

    ResponderEliminar

[pub]