2020/12/07

Google Stadia chega a Portugal

O serviço de streaming de jogos Stadia da Google chega a Portugal, dispensando a necessidade de ter um PC potente para jogar.

Ao longo dos anos temos visto múltiplas tentativas de fazer vingar o serviço de streaming de jogos, mas até ao momento sem que nenhum deles tenha conseguido obter expressão significativa. Agora, é a vez da Google.

O Stadia é o serviço de streaming de jogos que a partir de hoje fica disponível em Portugal. Um serviço que permite aceder a jogos a partir do browser, smartphone, ou tablet, sem necessidade de ocupar dezenas de gigabytes com a sua instalação ou de ter uma placa gráfica poderosa. O serviço chega com uma modalidade gratuita e uma modalidade Pro, por €9.99 /mês, que dá acesso a uma série de jogos. Mas ao contrário de outros serviços de streaming, onde todos os jogos estão incluídos, aqui temos uma plataforma onde continuará a ser necessário comprar os jogos que se quiserem jogar (além daqueles que forem gratuitos ou estiverem incluídos na modalidade Pro).

A experiência de utilização é surpreendentemente simples, bastando abrir o site e... já está. Depois do processo de registo e do processo de emparelhamento de um gamepad (pode ser um controlador Xbox ou PlayStation - que num smartphone ou tablet poderá ser substituído por um controlador virtual "touch" no ecrã), a coisa resume-se a escolher / comprar o jogo que se quer jogar, e jogar.

Não faltam jogos para todos os estilos, como o Destiny 2, Mortal Kombat 11, Avengers, Orcs Must Die!3, Monopoly, Crayta, ou o recém-lançado Immortals Fenyx Rising ou o iminente e muito aguardado Cyberpunk 2077.

Em utilização

Comecemos pela parte mais crítica para um serviço de jogos via streaming, o "lag". Pois bem, jogar via Stadia no browser é virtualmente indistinguível de jogar um jogo nativo. Até mesmo em jogos de acção mais intensos, a resposta a cada tecla / botão ou movimento do rato é feita de forma imediata e sem qualquer atraso perceptível. Aquilo que mais se faz notar, para quem estiver habituado a jogar em resoluções QHD ou 4K, é que a imagem perde um pouco de definição, sendo equivalente a um Full HD "esbatido". Apesar de ter testado o Stadia Pro, que suspostamente permite qualidade a 4K, nunca consegui atingir essa qualidade - em termos de definição visual aparente - apesar do serviço dizer que tinha ligação excelente. Mas pode dar-se o caso disso variar de jogo para jogo e alguns estarem mais limitados na qualidade do streaming.

Falando da qualidade, e se por um lado o serviço pemite poupar os gigabytes de instalação dos jogos, por outro vai gastar gigabyte de dados. Na ligação Pro o Stadia diz que pode gastar até 20GB de dados por hora, baixando para os 12GB /hora em Full HD 1080p, e 4.5GB/hora em HD 720p.

Sendo alguém que detesta o processo de instalação de jogos nos PCs, com cada jogo a tentar impingir os seus sistemas de DRM e a instalar serviços que ficam a atulhar o sistema sem necessidade, é com enorme agrado que olho para um serviço que me permite abrir uma página no browser e jogar sem mais chatices. Por outro lado, a ideia de "mais uma mensalidade" não é muito apelativa, nem o facto de ter que comprar jogos que serão exclusivos para esta plataforma e que não poderão ser jogados de forma nativa. Também há aspectos a melhorar, pois a experiência de jogar no Stadia é de tal forma idêntica à de um jogo nativo, que muitas vezes somos confrontados com ecrãs de "loading" ao arrancar os jogos ou iniciar os níveis, que podem demorar dezenas de segundos, e que estragam a experiência de um serviço que nos devia deixar jogar instantaneamente. É algo que espero ver desaparecer à medida que os estúdios forem melhor adaptando os seus jogos para correrem nesta plataforma.


Por agora, não custará nada experimentarem. Todos os novos utilizadores do Stadia têm acesso a um mês grátis do Stadia Pro, e poderão testar o serviço a partir de agora.


Nota: a disponibilização do acesso ao Stadia irá decorrer ao longo das próximas 24 horas.

Actualização: o livestreaming directo para o YouTube também ficará activo a partir de hoje.

24 comentários:

  1. Viva pessoal e já há grupo para tugas https://www.facebook.com/groups/grupostadiapt

    ResponderEliminar
  2. Até que é um serviço interessante para jogar jogo mais exigentes! Vou estar atento

    ResponderEliminar
  3. Quando chegam ao ponto 7 da ativação, não é necessário ativar o modo pro. Fechem a página e voltem a aceder ao site, a conta fica ativa no modo gratuito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinha perguntar exatamente isto, mas não estou a conseguir. Tenho que fazer login novamente e volto ao ponto 7... alguma alternativa?

      Eliminar
    2. Cliquei num link em cima, que dizia para jogar Bomberman grátis, parece que já deu :)

      Eliminar
    3. instala a app da stadia no telemovel talvez seja fácil enquadrar no conceito

      Eliminar
    4. Luis tens 30 dias de pro se activares o trial e suspendes nas opções para quê esquivar disso?

      Eliminar
    5. Porque secalhar uma pessoa n quer gastar ja os 30 dias do pro!! Get it??

      Eliminar
    6. Ah ent vais criando contas p jgr 30 dias ? 🤣🤣 tuga no seu melhor mas na steam ñ fazias isso?

      Eliminar
    7. Mas alguem disse q quer criar contas pra ir gastando os 30 dias?!? Mais nada q fazer, nao?!
      Simplesmente n quero agora usar o trial gratuito!! Get it?!?

      Eliminar
    8. Mas ele disse q n queria por acaso? E pq te estás a meter na conversa doutra pessoa? Axo q ele n precisa q o defendam nem é um ataque só sugeri q activasse o trial nada mais n queres n o actives tu olha q caralho

      Eliminar
  4. Funciona muito bem na minha Nvidia Shield.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas está na play store do Android TV?

      Eliminar
    2. Não, provavelmente so sideloading do apk "normal".

      Eliminar
    3. Talvez para meio de 2021 qd sair oficialmente para a sabrina mas para já só via stadia apk da versão mobile

      Eliminar
    4. download do stadia esta disponivel no apkmirror.

      Eliminar
    5. Estou a usar o comando da xbox. A ligação é por cabo não usar wifi.

      Eliminar
    6. Juntem ! https://www.facebook.com/groups/grupostadiapt/

      Eliminar
  5. Moro nos EUA e tenho o stadia há 1 mês... Estou bastante satisfeito... Comprei com o comando stadia e consigo jogar no tlm, TV e laptop sem problemas.. Os jogos ficam sempre gravados e posso mudar de plataforma em segundos.. Se pensarmos que uma consola custa 500,digamos que podemos pagar quase 5 anos de serviço pro com jogos grátis todos os meses... Os preços dos outros jogos mais recentes são idênticos a de uma consola, por isso, nem aí ficamos a perder... Vale bem a pena..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que n tão a vender o bundle em Portugal -.-' e muito tuga ta apanhar do ar em como usar isto

      Eliminar
  6. Só testei no meu tlm para já (Oneplus 8Pro) e wifi 400/100 e não gostei da performance, muitos cortes no jogo. Serei o unico a reclamar? Talvez mais um sinal q o serviço da minha operadora tem vindo a cair muito mesmo :\

    ResponderEliminar
  7. Também achei algo lento e pouco prático sem comando próprio e chromecast ultra. Nos states estão a fazer por 59,99 o jogo cyberpunk 2077 + comando + chromecast ultra. Assim sim ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. N é só nos states é nos primeiros países lançados leiam os termos.
      Se tivessem activado pela espanha e reclamado o jogo estariam aptos para o bundle e só teriam q pagar 15€ aos ctt para vos dar uma morada de redireccionamento e sim a Google Portugal está a falhar não vendendo o kit stadia.

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar