2020/12/07

Notícias do dia

MEO multada em 84 milhões por combinar preços com a Nowo; Aptera regressa com carro solar que "não precisa" de ser recarregado; os preços exagerados da PS5, Xbox Series X e RTX 3080 para este Natal; FreeDS dá uso à energia solar em excesso; Warner Bros anuncia estreias em simultâneo na HBO Max para os filmes de 2021; Samsung continua a trabalhar em sensor de 600MP para smartphones; SpaceX celebra 100º lançamento do Falcon 9; Tesla Model 3 com bomba de calor gasta 1/3 da energia do modelo anterior; Mega-telescópio de Arecibo colapsa; e apps Android vulneráveis a malware devido a função desactualizada.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já começou o nosso mega-passatempo de Natal, com 31 dias de prendas e que hoje te pode valer um módulo de tomada duplo com 2x USB.

Apple prepara novo chip ARM com 32-cores para Macs

Depois da estreia dos MacBooks ARM com o chip M1, que têm obtido resultados imensamente positivos em termos de desempenho e eficiência, a Apple prepara já variantes bastante mais poderosas para equipar os Macs em 2021. Segundo os últimos relatos, teremos novos chip "M" com 16 e 32-cores para 2021, e com o GPU a ser também alvo de melhorias, com até 128-cores.

Não será propriamente novidade, muito pelo contrário. Tendo total controlo sobre o chip usado nos Macs, e recorrendo a núcleos ARM com dimensão significativamente mais reduzida que os x86, a Apple tem total liberdade para poder ir "multiplicando" o número de núcleos dos seus chips e melhorando o desempenho em função do nível de desempenho e consumo pretendidos. E se com o modesto M1 os resultados já têm sido o que são, facilmente se pode extrapolar ao que poderá chegar num chip com 32-cores e que possa ter consumos 5 ou 6 vezes superiores.


Ikea termina catálogo em papel

Se guardam os catálogos Ikea, preparem-se para a sua valorização enquanto tesouro histórico para a posteridade. A Ikea anunciou que irá deixar de fazer os seus tradicionais catálogos em papel, terminando uma tradição iniciada em 1951.

Em 2016 a Ikea diz ter distribuído 200 milhões de catálogos em 32 línguas, sendo considerado por alguns como a publicação mais popular do mundo. Agora, torna-se mais uma das vítimas da era digital, que coloca toda essa informação (e mais) acessível a partir do ecrã de um computador ou smartphone e à distância de uma pesquisa.


LG aplica OLEDs transparentes a portas automáticas

Tendo a capacidade de produzir ecrãs OLED transparentes, a LG avança agora para a fase em que tenta convencer clientes a aplicarem-nos em todo o lado, incluindo as portas. Em vez das simples portas deslizantes em vidro, a LG propõe portas automáticas com OLEDs transparentes que podem funcionar como ecrãs publicitários.

Sem dúvida que o efeito seria interessante, pelo simples facto de ser algo original, mas por agora suspeito que o preço de tal sistema apenas permitirá que seja utilizado em locais bastante seleccionados. Só não sei o que a LG está à espera para lançar uma variante de ecrã OLED integrado num espelho, e que seria bastante mais apelativo para o mercado de consumo, promovendo a utilização dos chamados "smart mirrors" para colocar na casa de banho ou noutros locais.


Apple promete correcção de bug de carregamento wireless no iPhone 12 para breve

Mantendo a tradição de não haver o lançamento de um novo iPhone sem que seja acompanhado por algum tipo de bug, os iPhone 12 parecem vir com um que faz com que por vezes deixem de reconhecer o recarregamento wireless em certos carregadores. Um problema que a Apple diz já ter reconhecido e que promete corrigir muito em breve através de uma actualização.

Este bug faz com que os iPhone 12 possam deixar de ser recarregados por via wireless a qualquer momento, tanto a meio de um carregamento como nem sequer o iniciando ao serem pousados num carregador. O problema pode ser resolvido temporariamente através de um reboot, mas pode voltar a acontecer passado poucos dias. Facilmente se pode imaginar a frustração de deixar o iPhone a carregar durante a noite apenas para descobrir no dia seguinte que ele afinal não carregou. Até que a Apple corrija o problema, o mais seguro será continua a recorrer ao carregamento por cabo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)