2020/12/07

Aptera regressa com carro solar que "não precisa" de ser recarregado

Temos mais uma empresa que promete um carro eléctrico com autonomia para 1600 km e que não precisará ser recarregado na tomada para o dia a dia graças aos seus painéis solares.

Qualquer promessa que pareça boa demais para ser verdade deverá ser encarada com uma saudável dose de cepticismo, e especialmente no sector automóvel, onde até já surgiram marcas a promover os seus automóveis híbridos como sendo "carros eléctricos que nunca precisam ser recarregados". Felizmente desta vez não se trata disso, embora se deva continua a moderar as expectativas.

A Aptera tem um novo veículo eléctrico de três rodas para duas pessoas, e que na sua versão mais apetrechada contará com uma bateria de 100 kWh com a qual diz conseguir atingir uma autonomia de 1600 km. Talvez ainda mais interessante para o dia a dia, é dizer que o carro não precisará ser recarregado para a maioria das deslocações, pois conta com um tecto solar que ao longo do dia conseguirá acumular energia para circular até 72 km.


São muitos "atés" e muito dependentes de uma imensidão de variáveis - a começar pelo facto de se deixar o carro ao sol ou num parque coberto. Depois, é também preciso ter em conta que esta empresa já tentou lançar um veículo eléctrico no mercado em 2011 mas não conseguiu arranjar investidores. O veículo em si é bastante futurista e conta com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0.13 (para comparação, o de um Tesla Model 3 é 0.23) - mas, tendo em conta que é apenas para duas pessoas e os preços vão dos 26 mil aos 46 mil dólares, que já entram nos patamares do Model 3... imagino que não vá ser fácil atrair uma clientela numerosa.

1 comentário: