2020/12/09

QuantumScape cria bateria de lítio de estado sólido

A QuantumScape diz ter criado uma bateria de lítio de estado sólido, com densidade energética superior a 1000 Wh/l.

Regularmente vamos tendo notícias de avanços revolucionários nas baterias feitas nos laboratórios, que infelizmente quase sempre tardam em se concretizar em produtos que estejam disponíveis no mercado, mas esperemos que desta vez seja diferente. Depois de ter prometido uma bateria revolucionária, a QuantumScape apresenta resultados dos testes práticos feitos com a sua bateria lítio de estado sólido, obtendo uma densidade superior a 1000 Wh/l (cerca do dobro das baterias actuais), podendo ser recarregada a 80% em apenas 15 minutos, e com capacidade para manter mais de 80% da capacidade original após 800 ciclos de carga e descarga.

As baterias de lítio de estado sólido têm sido consideradas como o próximo grande passo na evolução das baterias, trocando electrólitos líquidos por um electrólito cerâmico sólido e flexível, e com isso obter uma bateria sem risco de explosão e com uma densidade imensamente superior às actuais.

A empresa diz ter acumulado mais de mil milhões de dólares, que garantem que a sua bateria poderá passar à fase de produção; mas como é habitual neste tipo de promessas, será conveniente ter alguma dose de moderação, e optar por esperar que estes resultados sejam validados de forma independente. E nada melhor para isso do que ver esta bateria aplicada num automóvel eléctrico - mas também não seria má ideia poder vê-las em smartphones. :)

2 comentários:

  1. "...uma densidade superior a 1000 Wh/l (cerca do dobro das baterias actuais)"
    ou seja... vamos ter telemóveis mais finos que os atuais e com a mesma autonomia ranhosa que temos agora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou então teremos telemóveis idênticos aos atuais com o dobro da autonomia.

      Eliminar